Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
Sem Bolsa
Orientador
VIVIANE GLASER
Depto
COORDENADORIA ESPECIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRONÔMICAS / CECBA/CCR
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências Biológicas
Sub-área do Conhecimento
Citologia e Biologia Celular
Titulo
Utilização de modelos didáticos relacionados à Biologia Celular como um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio
Resumo

A utilização de modelos didáticos no Ensino Médio tem sido um importante instrumento de auxílio aos docentes e aos estudantes, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, no ano de 2019 foram confeccionados modelos didáticos relacionados à Biologia Celular para serem entregues a duas escolas da rede pública da cidade de Curitibanos-SC, com o objetivo de facilitar a compreensão do tema, tornando-o mais atrativo, despertando o interesse dos discentes. Para avaliar a eficácia dos modelos didáticos foram elaborados questionários, que foram aplicados antes e depois da apresentação dos modelos. Um questionário também foi aplicado ao professor da disciplina de Biologia, para que este avaliasse os materiais confeccionados. Não foi possível aplicar o segundo questionário em umadas escolas, assim, mesmo os dados do primeiro questionário referente à esta instituição não foram incluídos no presente trabalho. Na outra escola, observou-se no questionário prévio que até 55% das respostas estavam em branco, além das demais respostas estarem incompletas. Ainda, observou-se uma grande dificuldade dos estudantes em diferenciar as células. Após a entrega dos modelos didáticos foi realizada uma aula demonstrativa, a qual teve participação dos discentes com dúvida se observou-se a curiosidade destes em manipular e observar os modelos. O mesmo questionário aplicado anteriormente foi aplicado neste momento e observou-se uma melhoria na aprendizagem, pois as respostas apresentavam-se de forma mais concisa e completa. Ainda percebeu-se que os estudantes não responderam algumas questões, mas isso foi observado em menor quantidade. Concluiu-se que, devido a melhora no desempenho dos alunos, e também devido a avaliação como ‘excelente’ do professor responsável pela disciplina de Biologia, a utilização dos modelos gerou resultados satisfatórios, agregando conhecimento e interesse na Biologia Celular em estudantes do Ensino Médio. 

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211980
Palavras-chave
Biologia Celular, Ensino Médio, Modelos Didáticos.
ColaboradoresGizele Alves de Oliveira
Amanda Gomes de Souza
Luiz Antônio Cidral da Costa
Ana Carolina da Costa Lara Fioreze
Patrícia Maria Oliveira Pierre Castro

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br