Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | Sem Bolsa |
Orientador | VIVIANE GLASER |
Depto | COORDENADORIA ESPECIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRONÔMICAS / CECBA/CCR |
Centro | CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências da Vida/Ciências Biológicas |
Sub-área do Conhecimento | Citologia e Biologia Celular |
Titulo | Utilização de modelos didáticos relacionados à Biologia Celular como um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio |
Resumo | A utilização de modelos didáticos no Ensino Médio tem sido um importante instrumento de auxílio aos docentes e aos estudantes, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, no ano de 2019 foram confeccionados modelos didáticos relacionados à Biologia Celular para serem entregues a duas escolas da rede pública da cidade de Curitibanos-SC, com o objetivo de facilitar a compreensão do tema, tornando-o mais atrativo, despertando o interesse dos discentes. Para avaliar a eficácia dos modelos didáticos foram elaborados questionários, que foram aplicados antes e depois da apresentação dos modelos. Um questionário também foi aplicado ao professor da disciplina de Biologia, para que este avaliasse os materiais confeccionados. Não foi possível aplicar o segundo questionário em umadas escolas, assim, mesmo os dados do primeiro questionário referente à esta instituição não foram incluídos no presente trabalho. Na outra escola, observou-se no questionário prévio que até 55% das respostas estavam em branco, além das demais respostas estarem incompletas. Ainda, observou-se uma grande dificuldade dos estudantes em diferenciar as células. Após a entrega dos modelos didáticos foi realizada uma aula demonstrativa, a qual teve participação dos discentes com dúvida se observou-se a curiosidade destes em manipular e observar os modelos. O mesmo questionário aplicado anteriormente foi aplicado neste momento e observou-se uma melhoria na aprendizagem, pois as respostas apresentavam-se de forma mais concisa e completa. Ainda percebeu-se que os estudantes não responderam algumas questões, mas isso foi observado em menor quantidade. Concluiu-se que, devido a melhora no desempenho dos alunos, e também devido a avaliação como ‘excelente’ do professor responsável pela disciplina de Biologia, a utilização dos modelos gerou resultados satisfatórios, agregando conhecimento e interesse na Biologia Celular em estudantes do Ensino Médio. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211980 |
Palavras-chave | Biologia Celular, Ensino Médio, Modelos Didáticos. |
Colaboradores | Gizele Alves de Oliveira Amanda Gomes de Souza Luiz Antônio Cidral da Costa Ana Carolina da Costa Lara Fioreze Patrícia Maria Oliveira Pierre Castro |