Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | PATRICIA DE OLIVEIRA IUVA |
Depto | DEPARTAMENTO DE ARTES / ART/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | Grupo de Estudos em Imagem, Sonoridades e Tecnologia (GEIST) |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Cinema |
Titulo | Memória do/no pós-cinemas: agenciamentos audiovisuais extra-fílmicos: crítica cinematográfica audiovisual - os vídeo-ensaios de Kogonada e Every Frame a Painting |
Resumo | A pesquisa tem como objetivo o estudo da paratextualidade e o modo como a mesma reconfigura determinadas noções de autoria no âmbito da produção de crítica audiovisual no formato do vídeo ensaio. Diante disso, o estudo parte das discussões acerca das teorias do autor no cinema e no audiovisual, direcionando-se para uma investigação do campo da crítica cinematográfica audiovisual. Nesse sentido, a problemática levantada pela pesquisa parte da hipótese de que a crítica se aproxima da realização audiovisual – da práxis cinematográfica. Desse modo, os questionamentos balizadores foram: que função assume o crítico na construção do vídeo ensaio; e, além disso, o quanto o campo da crítica cinematográfica se reconfigura através do formato audiovisual. A abordagem teórico-metodológica para análise do corpus - constituído pelos canais de vídeo ensaios Every Frame a Painting, na plataforma Youtube, e Kogonada, na plataforma Vimeo - amparou-se nos estudos de Michel Foucault (com os conceitos de discurso, função-autor e comentário). Desse modo, compreendemos que a crítica em vídeo ensaio é manifestação legítima de um comentário cinematográfico, que por sua vez produz efeitos discursivos relacionados à função-autor. As experiências dos canais analisados demonstraram que ambos buscam compreender o funcionamento do estilo dos diretores dos filmes enquanto autores das obras. Ou seja, reconhecem a função-autor atrelada ao diretor de cinema. Contudo, quando observamos os próprios analistas/críticos dos respectivos canais na realização de seus vídeos ensaios, identificamos um funcionamento diferenciado da autoria. Em Kogonada, a função-autor recai sobre o gesto do analista-criador dos ensaios enunciados pela sua própria assinatura – aproximando-o da figura do cineasta. Por outro lado, em Every Frame a Painting, a função-autor recai sobre o canal, pois é pela moldura e configuração desse que reconhecemos os vídeos, e é a essa janela que nos referenciamos. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212137 |
Palavras-chave | paratextos; audiovisual; making of; trailer; dialogismo; pos-cinemas |
Colaboradores |