Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
VICTOR JULIERME SANTOS DA CONCEIÇÃO
Depto
COLÉGIO DE APLICAÇÃO / CA/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
NEPEF/GEPPICE
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Sociologia
Titulo
O trabalho docente em Florianópolis
Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa 'guarda-chuva' do NEPEF/GEPPICE, tratando as diferentes temáticas de investigação que a compuseram. Objetivo geral: Compreender a construção da identidade docente e a prática educativa dos professores de Educação Física a partir da socialização constituída no emaranhado cultural da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis-SC. Objetivos específicos: Compreender como os professores de Educação Física ingressam e se constituem no processo de socialização docente nas escolas de educação básica, na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis-SC; Identificar como os professores de Educação Física constroem a sua prática educativa nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis-SC; Compreender como a socialização docente articulada à cultura escolar, influencia na construção do trabalho docente dos professores de Educação Física. A metodologia se deu a partir de pesquisas que buscaram em contextos escolares do município de Florianópolis-SC, compreender a construção de identidade docente. Os colaboradores foram professores de Educação Física em diferentes níveis de escolarização e regimes de trabalho que participaram de forma espontânea. O processo de coleta das informações empreendeu entrevista semiestruturada, observação participante, diário de campo, narrativa e análise documental. Concluímos que a intersecção entre a socialização nos espaços formativos e cultura escolar estabeleceu novas interações para esses sujeitos, permitindo que adquirissem as compreensões necessárias para o trabalho docente. Desta forma, vemos que a necessidade da auto-eco-organização se faz constante na vida do professor, transformando e reorganizando suas ações diariamente. Por fim, compreendemos que os imprintings culturais marcados nas experiências dos professores direcionam a compreensão de mundo, os acompanham em seus ciclos de trajetórias pessoais e profissionais, direta e indiretamente moldando suas identidades.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212495
Palavras-chave
Trabalho docente, Cultura escolar, Socialização docente, Identidade docente.
ColaboradoresFrancisco Emílio de Medeiros

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