Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
EDUARDO AUGUSTO BEZERRA
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA / EEL/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
SpaceLab
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Aeroespacial
Titulo
Scientific cooperation between LIRMM (France) and EEL/UFSC (Brazil)
Resumo

Atualmente, o SpaceLab possui parceria na frança com o LIRMM (em português, Laboratório de Ciência da Computação, Robótica e Microeletrônica de Montpellier), fazendo pesquisas com radiação eletromagnética. O campo magnético na região do atlântico sul possui uma falha e é menos intenso tornando esta região do planeta mais suscetível a interferência magnética de fontes externas a terra como o sol e de suas erupções. Existem satélites que param de funcionar ou perdem a comunicação quando passar por está região.

A radiação pode afetar muitos componentes eletrônicos, um dos componentes mais afetados são as memórias, memórias são empregadas em FPGA e importantíssimos para o seu funcionamento.

Do inglês, Field Programable Gate Arrey, ou no português, Matriz de campos lógicos programáveis são circuitos integrados que possuem campos lógicos que são programais e interconectados para formar circuitos digitais.

FPGA servem para formar diversos circuitos digitais que são empregados numa vasta quantidade de componentes eletrônicos , como equipamentos de comunicação, roteadores, equipamentos médicos, telefonia, equipamentos aeronáuticos e mais uma series de outras coisas.

A NanoXplore é uma empresa europeia com sede na frança que vem desenvolvendo tecnologia para de FPGAs rad-hard, ou seja, resistentes a radiação. Com foco para equipamentos aeroespaciais, industriais e de defesa, sendo um produto ITARfree, ou seja, fora da rede de embargos econômicos unilaterais dos Estados Unidos.

Um desses FPGAs se chama Nglarge, o SpaceLab está desenvolvendo uma payload, ou seja, uma carga útil para testar essa nova tecnologia em orbita e sendo os primeiros. Essa Payload foi nomeada de Payload-XL (de Extra Large) e está programada para voar no Satélite GOMX-5 da empresa holandesa de desenvolvimento de cubesats a GOMSpace em parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia).

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212974
Palavras-chave
cubesat, payload, tolerância a falhas
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br