Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ANA PAULA DE OLIVEIRA SANTANA |
Depto | DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA / FONO/CCS |
Centro | CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Lingüística |
Titulo | Avaliação da Compreensão da Linguagem Oral: avanços e desafios |
Resumo | A discussão sobre protocolos para a avaliação da linguagem compreensiva na literatura brasileira ainda é muito reduzida. Existem poucos instrumentos construídos que tenham sido normatizados e padronizados respeitando a cultura brasileira. Em sua grande maioria, os testes apresentados ainda voltam-se para tarefas de identificação de vocabulário e solicitações de ordens simples e complexas. Nesse sentido, os déficits de compreensão têm sido pouco identificados e, consequentemente, pouco trabalhados na clínica fonoaudiológica. Assim, o objetivo desta pesquisa é descrever a construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 4 a 6 anos e obter evidências de validade baseadas em um estudo piloto. Essa proposta foi pautada a partir dos pressupostos da neurolinguística enunciativo-discursiva que concebe a compreensão como um fenômeno dialógico e ativo na interação social e ainda a linguagem como produto histórico-social. A proposta sistematizou uma avaliação destinada ao público de 4 a 6 anos de idade. Participaram dessa pesquisa 2 sujeitos sem queixa de déficits linguístico. Como coleta de dados utilizou-se entrevista e aplicação do protocolo de avaliação. Os dados foram analisados à luz da Neurolinguística Enunciativo-Discursiva (MORATO, 1997; COUDRY, 1988; BAKHTIN, 1929/2003). Os resultados apontam que há vários aspectos envolvidos na compreensão (aspectos verbais e não verbais, atenção, memória, vocabulário, aspectos interativos e subjetivos). Há, assim a necessidade de uma avaliação que considere todos esses aspectos. Conclui-se que o protocolo se mostrou inicialmente eficaz para iniciar a construção de parâmetros discursivos no processo de aquisição de linguagem assim como analisar as variáveis envolvidas nesse processo. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212207 |
Palavras-chave | Avaliação, Compreensão, Linguagem, Fonoaudiologia |
Colaboradores |