Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | AF |
Orientador | IONE RIBEIRO VALLE |
Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Outras Sociologias Específicas |
Titulo | Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina |
Resumo | Este estudo integra, na condição de subprojeto, os trabalhos de investigação que vêm sido desenvolvidos pelo projeto-matriz, intitulado: “Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina”, aprovado pelo CNPq no Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa – Nível 1D (2018-2022). Este subprojeto está ligado aos grupos de pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC e Laboratório de Pesquisas sociológicas Pierre Bourdieu - LAPSB, ambos vinculados à linha de pesquisa Sociologia e História da Educação - SHE do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Assim como o projeto que o abriga, este subprojeto se propõe a continuar a análise efetuada no ano anterior acerca das percepções de professores aposentados da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina sobre o bom e o mau aluno. A perspectiva visada na continuidade das análises aqui propostas é dar amplitude e aprofundamento às diferentes dimensões do mérito escolar que, como têm mostrado os estudos da sociologia da educação brasileira e estrangeira, têm fundamentado as concepções e ações no campo educacional. Nossa intenção permanece sendo a de identificar, assim como fizemos anteriormente, nas concepções de sucesso e fracasso escolar a centralidade do mérito escolar, na tentativa de entender como a meritocracia se configura e como se reflete nas percepções de professores aposentados. Parte-se do pressuposto que a relação pedagógica, efetuada e rememorada, revela as expectativas docentes e os comportamentos discentes, permitindo construir figuras da (in)justiça escolar. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211765 |
Palavras-chave | Mérito escolar, bom aluno, mau aluno, educação pública, professores aposentados |
Colaboradores |