Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ANA LÚCIA MANDELLI DE MARSILLAC
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia Social
Titulo
Linha 2: Leitura de Obras:o corpo na arte contemporânea
Resumo

Como ponto de partida, pesquisei produções literárias e imagéticas sobre a temática do corpo nos âmbitos da Psicanálise e das Artes Visuais. Produzi levantamento das obras de arte neste tema e optei, com respaldo da orientadora, por dar enfoque ao trabalho do artista catarinense Susano Correia.

Em contato com a arte de Correia, produzi uma série de perguntas disparadoras de discussões relacionadas a como o corpo se apresenta em sua arte e quais impactos sua arte produz no corpo e na subjetividade que emerge do corpo. Para isso, foi utilizado o método de olhar flutuante, em consonância com a técnica psicanalítica. Embasado nestas questões, organizei e realizei uma entrevista com o artista sob mesmo termo de consentimento do projeto Guarda-chuva, a qual transcrevi e atualmente está submetida à avaliação para publicação na Revista Analytica, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Desde a realização da entrevista, intitulada “O corpo como potência, na arte de Susano Correia”, sigo construindo um artigo, já em estágio final de desenvolvimento. 

A entrevista e o artigo desdobram-se acerca dos traços apontados pelo artista como condição humana. Desvelou-se aspectos centrais da trajetória de vida do artista até chegar ao resultado da série Embruxados, na qual trabalha atualmente. Esta série de desenhos, pinturas e aforismos toca múltiplas questões do nosso tempo. desde a crise de coronavírus até questões identitárias, amorosas, existenciais, dentre muitas outras possibilidades de afetação do corpo pelas relações de desejo e poder retratadas por Susano Correia. Ademais, o jogo entre afetos particulares e universais, revelou-se de grande importância para a leitura do seu trabalho. No percurso da entrevista e do artigo, foi necessário conduzir e aprofundar reflexões teóricas sobre a relação entre palavra e imagem o qual desenvolve o conceito de Aforismos Visuais.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212204
Palavras-chave
psicanálise, contemporaneidade, corpo, clínica, arte, política
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br