| Número do Painel | |
| Autor | |
| Instituição | UFSC |
| Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
| Orientador | NUBIA SARAIVA FERREIRA |
| Depto | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE |
| Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
| Laboratório | |
| Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
| Sub-área do Conhecimento | Lingüística |
| Titulo | Modais, um estudo sobre a interface sintaxe-semântica. O português brasileiro e o Wapichana |
Resumo | Neste vídeo, eu apresento como foi o terceiro ano de projeto ‘‘Modais, um estudo sobre a interface sintaxe-semântica: o Português Brasileiro e o Wapichana’. Inicio me debruçando sobre o objetivo inicial do projeto, o qual era apontar as marcas de modalidade deôntica no Wapichana. Para isso, desenvolvemos dois experimentos para serem aplicados com a comunidade indígena: (i) Experimento de Compreensão; (ii) Experimento de Produção. Explico o funcionamento de cada um deles e como atuei no desenvolvimento. A aplicação dos experimentos aos participantes da pesquisa foi comprometida devido a imposição do isolamento social em função da pandemia. Ainda, exponho a minha pesquisa individual sobre as noções de habilidade associadas ao modal poder no Português Brasileiro. Por fim, relato onde e como divulguei a minha pesquisa sobre o Wapichana até então. |
| Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211992 |
| Palavras-chave | Modais, Sintaxe, Semântica, Português brasileiro, Wapichana, Experimentos. |
| Colaboradores |
