Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ALACOQUE LORENZINI ERDMANN
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde (GEPADES/UFSC)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
Políticas e gestão do cuidado de enfermagem e saúde e da educação universitária de enfermagem: modelos de práticas na perspectiva da complexidade e avanço/excelência da enfermagem
Resumo

O enfermeiro é um profissional de saúde indispensável nos sistemas de saúde do mundo inteiro e em todos os níveis de atenção à saúde. É responsável por liderar e coordenar a equipe de enfermagem e articular a equipe de saúde, o que implica direta e indiretamente nos níveis de saúde da população. Sendo assim, questiona-se: quais são as competências e habilidades de gestão e gerenciamento do enfermeiro generalista? Este estudo tem por objetivo identificar quais são as competências e habilidades de gestão e gerenciamento do enfermeiro generalista. Para atender a este objetivo, optou-se por desenvolver uma Revisão Integrativa de Literatura. A coleta de dados se deu a partir da combinação dos descritores Nursing; Nursing education; Professional competence; Health management, nas bases de dados PubMed, Scopus, LILACS, BDENF e Scielo, totalizando 926 artigos. Ao final do processo apenas 6 artigos foram incluídos no estudo. A partir da análise dos dados, foi possível identificar que as competências de gestão e gerenciamento do enfermeiro generalista evidenciado pela revisão são: a liderança, o relacionamento interpessoal, gestão de recursos humanos, materiais e físicos. Foi possível identificar também que existe um déficit na formação prática do enfermeiro no que se refere às competências e habilidades relacionadas à gestão e gerenciamento. A educação permanente e continuada pode ser uma importante estratégia para o constante desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à prática profissional do enfermeiro. Devido a pandemia do Coronavírus, não foi possível concluir as etapas da pesquisa que consistiam na metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados, pois a coleta de dados empíricos foi afetada. Recomenda-se que mais estudos sejam desenvolvidos para melhorar a compreensão acerca da temática e subsidiar a reflexão e consequentes mudanças na formação do enfermeiro generalista.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212109
Palavras-chave
Enfermagem, Docência, Educação em enfermagem, Docentes de enfermagem, Organização e Administração, Gestão do ensino
ColaboradoresMurilo Pedroso Alves
Kamylla Santos da Cunha

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - pibic@contato.ufsc.br