Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ZENILDE DURLI
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Descrição do Plano de Atividades do Bolsista 1
Resumo

O projeto desenvolvido teve como objetivo analisar alguns elementos da configuração das políticas do conhecimento oficial para a educação de primeira infância nos países da América Latina,  com o objetivos identificar os elementos que apontam para o desenho curricular adotado nos currículos oficiais para a educação de primeira infância e analisar indicativos sobre o processo de construção, as concepções, os limites e as possibilidades das propostas de currículo nacional para a educação de primeira infância e sua inclinação à escolarização da etapa. Por meio de análise documental, com corpus obtido nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, as produções passaram por  processos de seleção. Agrupadas por pais, para possibilitar estabelecer relações entre as realidades, foram analisadas  aos indicativos sobre o currículo da primeira infância.  Já no levantamento da produção, constatou-se escassa produção acadêmica no formato de artigos, com abordagem direta sobre as questões curriculares na educação de primeira infância nos países amostrados. Em contrapartida, os autores indicam crescente interesse nas esferas governamentais sobre os currículos dessa etapa educativa, bastante impulsionado por organismos internacionais. No comparativo entre as produções dos diferentes países, observou-se diferentes compreensões sobre o que deve ser esse currículo. O estudo tinha como interesse maior mapear o desenho curricular para a educação de primeira infância nesses países, mas não logrou alcançar o intento: acreditava-se encontrar um volume maior de produções mais específicas sobre a temática; para alcançar o mapeamento desejado seria necessário avançar para o estudo dos documentos específicos sobre a educação de primeira infância em cada um dos países, tarefa impossível para o tempo do projeto. Assim, o maior achado do estudo diz respeito à necessidade de continuar a investigação avançando para as especificidades do currículo nessa etapa educativa, em cada país.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225568
Palavras-chave
Conhecimento oficial, Política curricular, Currículo, Educação de pequena infância
Colaboradores

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