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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | NATALIA MARTINS DIAS |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | Lance |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Fundamentos e Medidas da Psicologia |
Titulo | Plano de Atividades para o bolsista - 'Projeto Avaliação de funções executivas em universitários: Investigação das propriedades psicométricas do Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento para Adultos' |
Resumo | A avaliação amparada na neuropsicologia cognitiva provém importantes contribuições à compreensão do funcionamento cognitivo, da aprendizagem e do comportamento de indivíduos. Este estudo investigou as características psicométricas do Inventário de Dificuldades em Funções Executivas, Regulação e Aversão ao Adiamento para Adultos (IFERA-II), uma medida funcional para avaliação de funções executivas e construtos relacionados. Participaram 741 universitários, idade entre 18 e 58 anos, 470 mulheres, ingressantes de cursos variados de uma universidade privada. Aplicou-se o IFERA-II, o Questionário de Informações pessoais, Escala ABEP de nível socioeconômico, ASRS-18 (para mensuração de indicadores de desatenção e hiperatividade) e Teste Cloze de compreensão de leitura, o desempenho acadêmico dos estudantes foi disponibilizado ao término do ano letivo. A coleta ocorreu nas salas de aula, em 2 sessões de 50 minutos, no início do semestre. A fidedignidade do instrumento foi aferida a partir do Alpha de Cronbach e o método das metades, sendo obtidos os índices 0,89 e 0,87, respectivamente. Averiguou-se que as pontuações em todos os índices do IFERA-II associaram-se de modo significativo e positivo com os indicadores do ASRS-18. Houve apenas uma relação significativa, negativa e baixa, entre o índice de memória de trabalho do IFERA-II e o desempenho no Teste de Cloze. A análise fatorial exploratória demonstrou 2 fatores empíricos do instrumento - indo de encontro aos 5 fatores teóricos esperados, sugerindo uma divisão de itens que mensuram aspectos mais emocionais/motivacionais (fator 1) e mais cognitivos (fator 2) do funcionamento executivo. Os resultados provêm evidências de fidedignidade da medida e de validade a partir da convergência com os índices do ASRS-18. Sugere-se que novos estudos aprofundem a compreensão de sua estrutura fatorial e seja feita uma revisão de itens, visando aprimoramento do instrumento. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226636 |
Palavras-chave | psicometria, neuropsicologia, funções executivas, desempenho acadêmico |
Colaboradores |