Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | MARCOS EDGAR BASSI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Tópicos Específicos de Educação |
Titulo | Pesquisas quantitativas em financiamento da educação |
Resumo | O objetivo deste trabalho consiste em um levantamento bibliográfico das produções acadêmicas sobre pesquisas quantitativas e quali-quantitativas em financiamento público da educação básica entre 2010 e 2020. Encontra-se vinculada a uma pesquisa de maior abrangência, denominada “O financiamento público da educação básica no estado de Santa Catarina” - desenvolvida pelo professor Dr. Marcos Edgar Bassi, do Centro de Ciências da Educação e que também atua no programa Da Pós-Graduação Em Educação da UFSC, a qual lhe propiciará uma base de referências bibliográficas para a consulta sobre as metodologias baseadas em conceitos e procedimentos estatísticos. A seleção dos artigos foi realizada nas bases de dados do portal periódico Capes, nos Anais da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (FINEDUCA) e Google Acadêmico. Para realizar as buscas desses artigos foi utilizado como estratégia os Operadores Lógicos Booleanos. Para organização, quantificação e algumas informações da literatura levantada foi realizado um estudo bibliométrico preliminar. No total de 113 artigos foram selecionados 37 artigos sendo, 23 artigos de metodologia quali-quantitativa e 14 artigos de metodologia quantitativa. Segundo Gatti (2004), na área da educação poucos estudos empregam metodologias quantitativas, em sua maioria as pesquisas utilizam abordagens qualitativas. Este estudo evidenciou que apesar dos estudos de análise qualitativa predominarem, houve um crescimento substancial de pesquisas que utilizam as metodologias quantitativas e quali-quantitativas. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226334 |
Palavras-chave | Política educacional, Financiamento da educação, educação básica |
Colaboradores |