Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ROGÉRIO LUIZ DE SOUZA
Depto
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA / HST/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
História Moderna e Contemporânea
Titulo
Plano de Atividades Bolsista IC
Resumo

Levantamento, organização e arquivamento digitalizado da produção acadêmica e de fontes primárias coletadas em sites, Bibliotecas, Arquivos e Acervos e coleta de artigos em jornais, atas, decretos e digitalização do “Boletim das Equipes de Economia Humana”, da revista “Brasil Urgente” e darevista “Síntese”, de fontes primárias de caráter privado: diários, anotações e cartas, de projetos de governo para o desenvolvimento social sob a coordenação e liderança católica a partir das orientações de matriz católica francesa; e registro de filmes, fotos, documentários e romances de referência católica do período de 1945-1970.

Coleta de fontes primárias e estudos acadêmicos sobre o movimento de atuação de padres de paróquia nos centros urbanos e em áreas periféricas sem vínculo com as tradicionais capelas.

Organização em tabelas os locais de formação e estudos teóricos sobre o personalismo comunitário de Mounier e o humanismo integral de Maritain, o público alvo, os formadores e organizadores.

Processamento de dados coletados em planilhas, referenciando obras ou fontes e identificando ano de produção, autores e temas e de dados coletados, trajetórias individuais de sujeitos que foram lideranças da militância católica no Brasil e apresentando-os em redes político-sociais de diversos campos: locais, nacionais e internacionais.

Elaboração de resumos/fichamentos de filmes, documentários e romances católicos selecionados durante a pesquisa sobre a atuação de militantes católicos em França e Brasil, situando-os em campos sociais específicos.

Fichamento do material coletado que evidenciam trechos sobre a influência das lideranças católicas francesas nos discursos e práticas de militantes católicos brasileiros e do material coletado que evidenciam trechos de depoimentos e relatos de experiência de vida no Brasil e França de lideranças católicas.

Apresentação de resultados parciais da pesquisa em eventos da PROPESQ e outras instituições acadêmicas.

Relatório final das atividades.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226068
Palavras-chave
Engajamento social, militância, catolicismo, Brasil, França, Pos Segunda Guerra Mundial
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br