Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | LIGIA ROCHA CAVALCANTE FEITOSA |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | LAPEE |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia |
Titulo | Estado da Arte & Mapeamento das Ações de Acolhimento ao estudante da UFSC |
Resumo | Com a expansão e democratização do ensino superior no Brasil, houve mudanças significativas no perfil do estudante universitário. Ainda que a heterogeneidade do perfil discente represente um indicador de sucesso das políticas de acesso ao ensino superior, há muitos desafios a serem superados para garantir o apoio pedagógico, psicológico, de inclusão e suporte financeiro desses acadêmicos. Entende-se que o modelo de ensino adotado nas universidades, mesmo proporcionando a heterogeneidade do perfil estudantil, pode contribuir para a manutenção de um ambiente competitivo. Esse modelo também, ao prezar pela produtividade, pode atuar como barreiras nas trajetórias acadêmicas e profissionais de universitários. Para melhor compreender essa realidade, a psicologia escolar tem defendido que a construção de espaços de acolhimento na universidade pode promover potentes processos de desenvolvimento e de sucesso escolar. Por outro lado, os estudos na área apontam concepções diversas e multifatoriais para abordar o acolhimento e sua relação com o sucesso escolar. Nesse sentido, esse estudo teve por objetivo geral mapear as concepções de acolhimento adotadas em produções nacionais em psicologia e ensino superior. A partir do levantamento de artigos nas principais bases de dados, foram identificados vinte e quatro estudos que se vinculam à temática de acolhimento, às ações afirmativas e às intervenções com estudantes universitários. A maior parte desses artigos, com diversidade teórica-metodológica, associam o conceito de acolhimento à permanência e integração de estudantes. Para agendas futuras de pesquisa, defende-se ampliar o conceito de acolhimento a partir do reconhecimento das universidades espaços de aprendizagem e da atividade criadora como potência da comunidade acadêmica, do papel social dessas instituições e, ainda, das contribuições da psicologia no desenvolvimento de alianças/redes com os diferentes atores educativos para o fortalecimento da vivência universitária. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225808 |
Palavras-chave | psicologia escolar, ensino superior, acolhimento, sucesso escolar |
Colaboradores | Denise Cord Laura Busatto |