Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
NELSON LIBARDI JUNIOR
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL / ENS/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Sanitária
Titulo
Avaliação de reator em bateladas sequenciais com grânulos aeróbios no tratamento de esgoto sanitário com foco na granulação e emissões de N2O
Resumo

Sabe-se que o fósforo é um elemento finito e de alto valor econômico, contudo é também, o elemento responsável pela eutrofização de corpos hídricos através do descarte de efluentes. Tendo em vista esta questão, a busca por métodos de reaproveitamento de nutrientes dos efluentes de esgoto domésticos e industriais é cada vez mais estudada. O reator em bateladas sequenciais de grânulos (RBSG) e o sistema de Lodos Ativados (LA) são métodos muito efetivos e práticos para o tratamento de efluentes, contudo, produzem uma alta quantidade de lodo. Um importante material de possível uso alternativo como um bioproduto extraído desse lodo biológico são os hidrogéis de exopolímeros semelhantes ao alginato (ALE), o qual possui potencial de remover o fósforo presente em águas residuárias através da adsorção.

O presente trabalho de pesquisa de iniciação científica, realizado no Laboratório de Efluentes Líquidos e Gasosos (LABEFLU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no município de Florianópolis, foi uma pesquisa integrada a um projeto de mestrado. As finalidades da pesquisa são: extrair o biopolímero ALE e avaliar seu rendimento de acordo com o tipo de reator utilizado; otimizar uma composição ótima de esfera biossorvente de ALE com alginato de sódio; realizar ensaios de adsorção e dessorção de fósforo de amostras sintéticas; determinar indicadores microbiológicos e patogênicos do biopolímero.

Para a pesquisa utilizou-se amostras de lodo colhidas da ETE Insular, operada pela CASAN, do tipo Lodos Ativados e, também, amostras colhidas de um reator em escala piloto de operação em RBSG.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225633
Palavras-chave
Adsorção, Fosforo, Biopolímeros, Lodo Granular, Recuperação
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br