Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | BRENO SALGADO BARRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI |
Centro | CAMPUS DE JOINVILLE |
Laboratório | Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia em Pavimentação |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Infra-Estrutura de Transportes |
Titulo | Avaliação dos parâmetros de dosagem de misturas asfálticas do tipo Grave-Bitume |
Resumo | O objetivo deste trabalho é definir os parâmetros de misturas asfálticas do tipo Grave-Bitume (GB) para utilização como camada de ligação em estruturas de pavimento, com base na metodologia Marshall, adotada oficialmente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), bem como a definição da resistência à ação deletéria da água no ensaio de Duriez. A motivação do estudo é proveniente da adaptação de um projeto executado em obra pública na cidade de Dakar, Senegal, utilizando uma curva granulométrica concebida pelo método racional, calculada a partir das equações de Füller-Talbot, que proporcionam maior controle das frações granulares para a composição das formulações, com o intuito de se obter uma curva contínua. A graduação granulométrica é de 0/20 mm e a rocha matriz é procedente de maciço gnáissico pertencente à jazida situada em Joinville/SC. O ligante betuminoso de base utilizado foi o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) 50/70, modificado com polímero elastomérico Estireno-Butadieno-Estireno (SBS), denominado Poliflex 60/85E, disponibilizado por distribuidor de Curitiba/PR. Os parâmetros físicos e mecânicos foram estudados a partir de seis dosagens de ligante: 3,90%, 4,22%, 4,54%, 4,86%, 5,18% e 5,50%, totalizando 30 corpos de prova. De forma complementar, 72 corpos de prova foram confeccionados para analisar a resistência à ação da deletéria da água no ensaio de Duriez. Os resultados obtidos indicam que as dosagens de 4,22% e 4,54% que melhor se enquadram nos parâmetros normativos da metodologia Marshall. Entretanto, o teor de 4,54% apresenta maior resistência à ruptura por tração indireta e estabilidade mecânica, além dos demais parâmetros estarem aceitáveis em aplicação como camada de ligação, em que pese limitações técnicas da metodologia adotada no país. Ainda, as formulações apresentaram, em geral, forte resistência mecânica à ação deletéria da água, com percentuais máximos referentes à perda da resistência mecânica de 5,0%. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225797 |
Palavras-chave | Camada de ligação, Grave-Bitume, ligante betuminoso, misturas asfálticas |
Colaboradores | Rudnick Minérios LTDA. CBB Asfaltos |