Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
BRENO SALGADO BARRA
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI
Centro
CAMPUS DE JOINVILLE
Laboratório
Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia em Pavimentação
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Infra-Estrutura de Transportes
Titulo
Avaliação dos parâmetros de dosagem de misturas asfálticas do tipo Grave-Bitume
Resumo

O objetivo deste trabalho é definir os parâmetros de misturas asfálticas do tipo Grave-Bitume (GB) para utilização como camada de ligação em estruturas de pavimento, com base na metodologia Marshall, adotada oficialmente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), bem como a definição da resistência à ação deletéria da água no ensaio de Duriez. A motivação do estudo é proveniente da adaptação de um projeto executado em obra pública na cidade de Dakar, Senegal, utilizando uma curva granulométrica concebida pelo método racional, calculada a partir das equações de Füller-Talbot, que proporcionam maior controle das frações granulares para a composição das formulações, com o intuito de se obter uma curva contínua. A graduação granulométrica é de 0/20 mm e a rocha matriz é procedente de maciço gnáissico pertencente à jazida situada em Joinville/SC. O ligante betuminoso de base utilizado foi o Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) 50/70, modificado com polímero elastomérico Estireno-Butadieno-Estireno (SBS), denominado Poliflex 60/85E, disponibilizado por distribuidor de Curitiba/PR. Os parâmetros físicos e mecânicos foram estudados a partir de seis dosagens de ligante: 3,90%, 4,22%, 4,54%, 4,86%, 5,18% e 5,50%, totalizando 30 corpos de prova. De forma complementar, 72 corpos de prova foram confeccionados para analisar a resistência à ação da deletéria da água no ensaio de Duriez. Os resultados obtidos indicam que as dosagens de 4,22% e 4,54% que melhor se enquadram nos parâmetros normativos da metodologia Marshall. Entretanto, o teor de 4,54% apresenta maior resistência à ruptura por tração indireta e estabilidade mecânica, além dos demais parâmetros estarem aceitáveis em aplicação como camada de ligação, em que pese limitações técnicas da metodologia adotada no país. Ainda, as formulações apresentaram, em geral, forte resistência mecânica à ação deletéria da água, com percentuais máximos referentes à perda da resistência mecânica de 5,0%.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225797
Palavras-chave
Camada de ligação, Grave-Bitume, ligante betuminoso, misturas asfálticas
ColaboradoresRudnick Minérios LTDA.
CBB Asfaltos

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br