Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/CNPq
Orientador
ADOLFO HORN JUNIOR
Depto
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA / QMC/CFM
Centro
CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS
Laboratório
Laboratório interdisciplinar de química inorgânica medicinal e catálise
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Química Inorgânica
Titulo
Catalisadores de ferro bioinspirados aplicados a cloração do cicloexano
Resumo

A conversão de hidrocarbonetos de baixo valor agregado é um tema que possui grande interesse para a indústria química. Esta conversão pode ser para álcoois, cetonas, haletos de alquila entre outros. A conversão seletiva apresenta suas dificuldades, porém é possível buscar meios de realizá-la. Um exemplo é a utilização de complexos de cobre utilizando o ácido tricloroisocianúrico (TCCA) como oxidante para a conversão de hidrocarbonetos em haletos de alquila.

            Tendo isto em vista, o presente trabalho consistiu na síntese de complexos de ferro para atuar como catalizadores para a reação de halogenação de hidrocarbonetos, em que foram sintetizados ligantes utilizando diaminas cíclicas, paraformaldeído e 1,4-di-terc-butilfenol. Estes ligantes por sua vez reagiram com FeCl­3 para formar os complexos de ferro.

            Os ligantes e os complexos sintetizados foram analisados através de espectroscopia na região do infravermelho sendo que os ligantes também foram caracterizados por ressonância magnética nuclear de 1H. Foi verificada a efetividade da síntese dos ligantes e dos complexos, entretanto não possível realizar os testes catalíticos utilizando os complexos metálicos devido a dificuldades de realizar certas análises devido a pandemia de COVID-19.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225970
Palavras-chave
Catálise, hidrocarboneto, oxidação, halogenação, química verde, processo catalítico
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br