Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
GRAZIELA PICCOLI RICHETTI
Depto
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO / DCEE/CBLU
Centro
CENTRO DE BLUMENAU
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Tópicos Específicos de Educação
Titulo
As aprendizagens essenciais para a alfabetização científica dos estudantes na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular
Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa que analisou os impactos da BNCC na disciplina de Ciências da Natureza e no processo de alfabetização científica dos estudantes. Os objetivos do projeto foram revistos para que as atividades acontecessem remotamente, impactando no acompanhamento presencial da implementação da BNCC e na oferta de oficinas. Assim, na primeira etapa realizou-se o estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular para analisar os fundamentos pedagógicos dos dois documentos e, também, as continuidades, avanços e retiradas em relação à BNCC. Na sequência, foram analisadas as potencialidades e limitações desses documentos para a promoção da alfabetização científica e tecnológica dos estudantes. Neste trabalho apresentamos a terceira etapa, que consistiu na análise das habilidades da área de Ciências da Natureza para identificar temas que possam favorecer a abordagem de questões sobre o mundo natural, social e tecnológico. Foi realizada uma pré-análise do texto de Ciências da Natureza e, entre as três unidades temáticas, há possibilidades para a abordagem de temas sociocientíficos mais diversificados em Matéria e energia, por exemplo, Ambiente, Recursos energéticos, Materiais e suas transformações e Transferência de informação e tecnologia. Em Vida e evolução há possibilidades de abordar temas relacionados à Saúde e doença e à Terra, água e recursos minerais. Por fim, em Terra e universo a ênfase está nos conhecimentos de Astronomia e Geociências, e os temas estão voltados aos Recursos minerais, à Qualidade do ar e atmosfera e ao Uso da Terra. A abordagem de temas sociocientíficos é recomendada por pesquisadores da área de Ensino de Ciências porque possibilitam evidenciar aos estudantes as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Na última etapa do projeto foi realizado o levantamento de trabalhos publicados em eventos sobre atividades em sala de aula relacionados à unidade temática matéria e energia.

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226284
Palavras-chave
ciências da natureza, alfabetização científica, currículo
Colaboradores

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