Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR
Depto
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Análise de dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa (Brasil Lattes) sobre a ancoragem teórica de grupos voltados para a alfabetização
Resumo

O presente projeto de Iniciação Científica intitulado “Análise de dados levantados no Diretório de Grupos de Pesquisa (Brasil Lattes) sobre a ancoragem teórica de grupos voltados para a alfabetização”, relaciona-se a um projeto maior coordenado pela professora Maria Aparecida Lapa de Aguiar entre 2017/2021, que teve como objetivo geral aprofundar a temática alfabetização, por meio do estado do conhecimento nos grupos de pesquisa certificados no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na busca de identificar a ancoragem teórica que os sustentam. Construímos um caminho metodológico com a orientadora a partir dos descritores ‘linguagem’ e “alfabetização” no link ‘Buscar grupos’ no diretório do portal CNPq; assinalando o status atualizado e líder. Foram utilizados os filtros das Grandes Áreas das Ciências Humanas (na área específica da Educação) e Linguística, Artes e Letras (nas áreas específicas de letras e linguística), na intenção de identificar os grupos afinados com a pesquisa. Encontramos com esta busca 232 grupos e após análise e cruzamento dos descritores, permaneceram um total de 69 grupos voltados para alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados encontrados foram organizados em quadros com os nomes dos grupos, seus líderes, área de predominância e instituição. Em uma outra etapa, escolheu-se 13 grupos representativos de várias universidades e regiões do país e realizou-se a leitura e análise de resumos de teses e dissertações orientadas pelas/as líderes destes grupos, com o recorte temporal 2013-2018. A partir da pesquisa e resultados encontrados, elaboramos trabalhos para dois eventos: V CONBALF e 40ª Reunião da ANPED. Conclui-se que os achados tendem a sinalizar que os grupos refletem/refratam indícios relacionados à perspectiva histórico-cultural, à abordagem discursiva de linguagem e aos estudos sobre letramento, como tendências mais evidentes em suas ancoragens teóricas.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225746
Palavras-chave
Alfabetização, linguagem, grupos de pesquisa
Colaboradores

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