Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
DANIELE DELACANAL LAZZARI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Laboratório de Pesquisas no Cuidado de Pessoas em Situações Agudas de Saúde
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
NURSING ACTIVITIES SCORE: avaliação da assistência e das atividades de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Resumo

Introdução: O Nursing Activities Score (NAS) é um instrumento que avalia a carga de trabalho da equipe de enfermagem dedicada ao cuidado direto a um paciente nas 24 horas. Ele baseia-se em aspectos humanos básicos na assistência ao paciente, sendo dividido em 7 grandes categorias: atividades básicas, suporte ventilatório, suporte cardiovascular, suporte renal, suporte neurológico, suporte metabólico, e intervenções específicas dentro e fora da UTI. O NAS foi traduzido e validado para o português por Queijo e Padilha (2009) através de uma adaptação transcultural. Método: Estudo de abordagem quantitativa, transversal, retrospectiva, realizado em unidade de terapia intensiva geral em hospital público universitário situado em um município da região sul do Brasil. Resultados e Discussões: O presente projeto desta bolsa de iniciação científica não finalizará neste ciclo, ele foi renovado para continuidade e demais atividades continuarão sendo executadas, seguindo com a coleta e organização dos dados de acordo com o proposto no plano de atividades, por isso a parcialidade dos resultados. Conclusão: O estudo será de grande relevância para a unidade avaliada quando finalizado, pois, mostrará a influencia da pandemia de COVID-19 sobre a carga de trabalho da enfermagem e o dimensionamento de profissionais na UTI geral durante este período.

Referências:

PINNO, Camila et al. Carga de trabalho numa unidade de internamento hospitalar de acordo com o Nursing Activities Score. Revista de Enfermagem Referência, Coimbra, v. , n. 4, p. 1-9, 27 nov. 2020. Health Sciences Research Unit: Nursing.

MIRANDA, Dinis Reis et al. Nursing activities score. Critical Care Medicine, [S.L.], v. 31, n. 2, p. 374-382, fev. 2003. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health).

QUEIJO, Alda Ferreira; PADILHA, Kátia Grillo. NURSING ACTIVITIES SCORE (NAS): adaptação transcultural e validação para a língua portuguesa. Revista da Escola de Enfermagem da Usp, [S.L.], v. 43, n. , p. 1018-1025, dez. 2009.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226356
Palavras-chave
Nurse Activities Score, Enfermagem, Carga de trabalho, Assistência de Enfermagem, Escalas de avaliação em enfermagem
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br