Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | PESQUISA COM PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO SOBRE INDUÇÃO PROFISSIONAL |
Resumo | Esta pesquisa, intitulada teve como objetivo “desenvolver as atividades de estudos e pesquisa concernentes ao projeto de pesquisa-formação com professores em início de carreira”, sendo que a parte empírica, realizada pela pesquisa-formação, ocorreu por meio de cinco encontros, de forma virtual, pela plataforma Google Meet da própria UFSC. Destaca-se que, em termos de articulação nacional, é uma pesquisa vinculada a um “projeto maior” com o mesmo título do projeto: “PESQUISA COM PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO SOBRE INDUÇÃO PROFISSIONAL”, como um projeto de pesquisa interinstitucional, em que os integrantes localizam-se em três regiões diferentes do Brasil, o Sul vinculado com a UFSC e coordenado pela Profa. Dra. Márcia de Souza Hobold, o Sudeste com a UFRJ (coordenado pela Profa. Dra. Giseli Barreto da Cruz) e, o Nordeste, com a UECE (coordenado pela Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias). Os encontros, como mencionado, ocorrem após um sistemático planejamento coletivo, com minha participação e com as três professoras mediadoras, sendo que os cinco encontros, que ocorreram entre fevereiro e junho deste ano (2021), foram gravados e transcritos na íntegra. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226706 |
Palavras-chave | Formação de professores, Indução profissional docente, Pesquisa formação, Narrativas docente |
Colaboradores |