Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MÁRCIA DE SOUZA HOBOLD
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
PESQUISA COM PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO SOBRE INDUÇÃO PROFISSIONAL
Resumo

Esta pesquisa, intitulada teve como objetivo “desenvolver as atividades de estudos e pesquisa concernentes ao projeto de pesquisa-formação com professores em início de carreira”, sendo que a parte empírica, realizada pela  pesquisa-formação, ocorreu por meio de cinco encontros, de forma virtual, pela plataforma Google Meet da própria UFSC.

Destaca-se que, em termos de articulação nacional, é uma pesquisa vinculada a um “projeto maior” com o mesmo título do projeto: “PESQUISA COM PROFESSORES INICIANTES: UM ESTUDO SOBRE INDUÇÃO PROFISSIONAL”, como um projeto de pesquisa interinstitucional, em que os integrantes localizam-se em três regiões diferentes do Brasil, o Sul vinculado com a UFSC e coordenado pela Profa. Dra. Márcia de Souza Hobold, o Sudeste com a UFRJ (coordenado pela Profa. Dra. Giseli Barreto da Cruz) e, o Nordeste, com a UECE (coordenado pela Profa. Dra. Isabel Maria Sabino de Farias).

Os encontros, como mencionado, ocorrem após um sistemático planejamento coletivo, com minha participação e com as três professoras mediadoras, sendo que os cinco encontros, que ocorreram entre fevereiro e junho deste ano (2021), foram gravados e transcritos na íntegra. 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226706
Palavras-chave
Formação de professores, Indução profissional docente, Pesquisa formação, Narrativas docente
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br