Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MAURÍCIO DE CAMPOS PORATH
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS DA MOBILIDADE / DEM/CTJOI
Centro
CAMPUS DE JOINVILLE
Laboratório
Laboratório de Geodésia Industrial
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Incerteza da medição da pose de um manipulador robótico paralelo com um sistema óptico baseado em marcadores fiduciais
Resumo

Os processos industriais demandam o controle de manipuladores robóticos. Uma das estratégias para aumentar a exatidão de posicionamento é medir e corrigir a pose do robô em tempo real, que corresponde à posição e orientação do atuador final em determinado sistema de coordenadas. Porém, grande parte dos equipamentos de medição pode ter custo elevado ou não apresentar exatidão satisfatória. Como alternativa, pode-se utilizar câmeras e processamento de imagens para identificar objetos específicos e realizar a determinação de sua pose através de marcadores fiduciais, que são caracterizados por uma superfície plana, quadrada e codificada, a qual é posicionada no ambiente ou no objeto que se deseja rastrear. Utilizando um sistema previamente calibrado, pode-se obter a pose do marcador em relação ao sistema coordenado da câmera através das posições dos vértices do marcador e, utilizando mais marcadores, adiciona-se redundância aos cálculos e expande-se o volume de mensuração.

Neste projeto, avalia-se o emprego de marcadores fiduciais e uma câmera estéreo para medir a pose de manipuladores robóticos. Propõe-se utilizar apenas a posição de três marcadores para estimar a orientação resultante de uma plataforma de Stewart, um manipulador robótico paralelo de seis graus de liberdade. O processamento dos marcadores na imagem é feito pela biblioteca ArUco, de código livre, escrita e otimizada em C++.

Originalmente, propôs-se realizar o trabalho em laboratório, utilizando equipamentos de alta precisão para caracterizar as medições. Entretanto, o prolongamento da pandemia da Covid-19 demandou mudanças de estratégia e, então, optou-se por implementar um software no framework de desenvolvimento de sistemas robóticos ROS. Isso possibilita a realização de testes no ambiente de visualização virtual RViz. Assim, foi possível otimizar o desenvolvimento de uma aplicação completa, que será posteriormente avaliada em laboratório com uma plataforma de Stewart real e equipamentos de medição.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227458
Palavras-chave
metrologia, robotica, marcadores fiduciais, medicao de pose
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br