Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | MARIVETE GESSER |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | Núcleo de Estudos da Deficiência |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia Social |
Titulo | Produção Científica sobre o Capacitismo no Ensino Superior: uma revisão integrativa |
Resumo | Esta pesquisa se caracteriza como uma revisão integrativa de literatura que teve como objetivo caracterizar a produção científica referente ao capacitismo no ensino superior. Buscou-se analisar o conceito de capacitismo adotado e as perspectivas teóricas que fundamentam essa conceituação, as principais implicações do capacitismo no ensino superior e as práticas de combate ao capacitismo no contexto universitário. Para a obtenção das informações, foi realizada uma revisão de literatura integrativa sobre o capacitismo no ensino superior. A partir de buscas nas bases de dados Scopus, PsycInfo, Web of Science, One File e ERIC, duzentos e sessenta e cinco artigos foram recuperados, após a seleção dos artigos e concordância dos juízes foram analisados trinta e seis artigos. Para a análise dos dados, propôs-se as seguintes categorias: Perspectivas dos estudos sobre o capacitismo no Ensino Superior; Como o capacitismo se reproduz na universidade e Contribuições dos artigos para a construção de práticas anti capacitistas. As informações obtidas nesta pesquisa evidenciaram que o capacitismo está presente no Ensino Superior em diversos âmbitos, na arquitetura, no processo de aprendizagem, nas interações sociais, nas políticas educacionais e nos padrões de produtividade. Esses resultados apresentam também contribuições para a realização de práticas anti capacitistas, como projetos que incentivem os formuladores de políticas, educadores e alunos, a examinarem criticamente suas compreensões a respeito das diferenças. Considerando que o capacitismo impacta na trajetória acadêmica dos estudantes com deficiência, essa pesquisa demonstrou a relevância das políticas educacionais garantirem práticas anticapacitistas, visando a eliminação de barreiras que obstaculizam a participação social das pessoas com deficiência. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226488 |
Palavras-chave | Políticas Públicas, Psicologia, Estudos sobre Deficiência |
Colaboradores |