Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MARIVETE GESSER
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Núcleo de Estudos da Deficiência
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia Social
Titulo
Produção Científica sobre o Capacitismo no Ensino Superior: uma revisão integrativa
Resumo

Esta pesquisa se caracteriza como uma revisão integrativa de literatura que teve como objetivo caracterizar a produção científica referente ao capacitismo no ensino superior. Buscou-se analisar o conceito de capacitismo adotado e as perspectivas teóricas que fundamentam essa conceituação, as principais implicações do capacitismo no ensino superior e as práticas de combate ao capacitismo no contexto universitário. Para a obtenção das informações, foi realizada uma revisão de literatura integrativa sobre o capacitismo no ensino superior. A partir de buscas nas bases de dados Scopus, PsycInfo, Web of Science, One File  e ERIC,  duzentos e sessenta e cinco artigos foram recuperados, após a seleção dos artigos e concordância dos juízes  foram analisados trinta e seis artigos. Para a análise dos dados, propôs-se as seguintes categorias: Perspectivas dos estudos sobre o capacitismo no Ensino Superior; Como o capacitismo se reproduz na universidade e Contribuições dos artigos para a construção de práticas anti capacitistas. As informações obtidas nesta pesquisa evidenciaram que o capacitismo está presente no Ensino Superior em diversos âmbitos, na arquitetura, no processo de aprendizagem, nas interações sociais, nas políticas educacionais e nos padrões de produtividade. Esses resultados apresentam também contribuições para  a realização de práticas anti capacitistas, como projetos que incentivem os formuladores de políticas, educadores e alunos, a examinarem criticamente suas compreensões a respeito das diferenças. Considerando que o capacitismo impacta na trajetória acadêmica dos estudantes com deficiência, essa pesquisa demonstrou a relevância das políticas educacionais garantirem práticas anticapacitistas, visando a eliminação de barreiras que obstaculizam a participação social das pessoas com deficiência.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226488
Palavras-chave
Políticas Públicas, Psicologia, Estudos sobre Deficiência
Colaboradores

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