Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
Sem Bolsa
Orientador
MANUELA MIKA JOMORI
Depto
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO / NTR/CCS / NTR/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Nutrição
Titulo
Habilidades culinárias de estudantes universitários e sua relação com o local de preparo e consumo das refeições
Resumo

O desenvolvimento das habilidades culinárias e maior frequência do preparo das refeições em casa pode estar relacionado com práticas alimentares saudáveis, como maior consumo de frutas, legumes e verduras e diminuição de alimentos ultraprocessados. Estudantes universitários apresentam barreiras para o preparo de suas refeições como, falta de habilidades culinárias, maior acesso aos alimentos ultraprocessados e frequência de realização das refeições fora de casa. O estudo objetivou analisar o local de preparo e de consumo das refeições de estudantes universitários e a relação com as habilidades culinárias. Foi conduzido um estudo transversal, aplicando-se o Questionário Brasileiro de Avaliação das Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável - QBHC online em estudantes de duas universidades do sul do Brasil. Observaram-se as atitudes, comportamentos culinários, confiança no preparo das refeições, no uso e consumo de frutas, legumes e verduras e o conhecimento culinário, relacionando-os com o local de preparo das refeições antes e durante a pandemia da COVID-19 por meio do Programa Statistical Package for the Social Sciences - SPSS. Participaram 1919 estudantes, sendo a maioria mulheres (73,48%). A frequência no preparo de refeições em casa com alimentos frescos aumentou de 24,23% e 58% antes e durante a pandemia, respectivamente, sendo a de consumo em restaurantes reduzida de maneira geral. A maioria dos estudantes apresentou elevado nível de habilidades culinárias (70,71%), porém, 49,35% foram classificados com baixo conhecimento culinário. Os resultados sugerem que os homens, aqueles que estão preparando as refeições com ingredientes ultraprocessados e os estudantes com baixo conhecimento culinário precisam de atenção no sentido de estimular o desenvolvimento de suas habilidades para preparar suas refeições com ingredientes frescos com maior frequência.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225969
Palavras-chave
Habilidades Culinárias, Alimentação Saudável, Estudantes Universitários, COVID-19
Colaboradores

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