Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBITI/UFSC
Orientador
CRISTIANO BINDER
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Laboratório de Materiais - LabMat
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Titulo
Estudo da resistência à corrosão do aço sae 1020 nitretado e com filme de DLC em solução de suor artificial
Resumo

O presente trabalho trata da influência corrosiva que o suor humano exerce em materiais. No cotidiano muitos instrumentos como de academia e de ambientes de trabalho estão sob essa condição e dessa forma estão sujeitos a corrosão. A corrosão afeta a maior parte dos materiais por não serem quimicamente inertes, dessa forma é necessário tomar o devido cuidado a fim de não ter perdas monetárias ocasionando o dano do produto e até mesmo possível perda do produto além de ser uma ameaça a segurança do indivíduo.

Desse modo, o intuito desse trabalho é continuar o estudo iniciado anteriormente sobre um dos meios disponíveis para mitigar a corrosão e concluir se a deposição dos filmes DLC e a nitretação, os quais já são amplamente conhecidos por aumentarem as propriedades mecânicas do material, também melhoram a resposta que o material tem a corrosão.

As questões levantadas serão avaliadas da seguinte forma. No estudo, primeiramente as amostras de aço SAE 1020 foram tratadas termicamente por plasma DC sob diferentes parâmetros com a finalidade de ter o conhecimento se a espessura das camadas e a morfologia das superfícies influencia na resistência do material a corrosão através de técnicas de caracterização como microscopia óptica e eletrônica, interferometria, tribologia, espectroscopia Raman, potencial de circuito aberto e polarização potenciodinâmica linear.

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225987
Palavras-chave
Aços 1020 com revestimento, Diamond like Carbon (DLC), Corrosão.
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br