Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
ISABEL DE OLIVEIRA E SILVA MONGUILHOTT
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Língua Portuguesa
Titulo
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS
Resumo

A presente pesquisa analisa 54 propostas de ensino na forma de relatórios finais de estágio implementadas de 2011 a 2020 sob a orientação da Prof. Drª Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott e da Prof. Drª Maria Izabel de Bortoli Hentz aplicadas no Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I e II do curso de Letras Português. A análise ancora-se em Volóchinov (2017), Bakhtin (2016), Antunes (2003, 2009), Geraldi (1991) e Lima (2012) objetivando identificar quais pressupostos teóricos norteiam a prática dos estagiários, qual o foco organizador do trabalho com as práticas de uso da língua e como esse trabalho acontece a fim de constituí-las em um material pedagógico disponível para consulta por parte de estagiários e professores da educação básica. A metodologia seguida consistiu na sistematização e na análise dessa sistematização que se deu por meio de uma tabela e uma segunda organização das propostas que se deu por meio de um modelo de documento com informações que contextualizam o projeto de docência produzido pelos estagiários, apresentam os objetivos e a metodologia da proposta a fim de que pudessem servir como material pedagógico para consulta. O estudo demonstrou que a organização do trabalho com as práticas de uso da língua a partir de um gênero do discurso preponderou. Com relação às atividades com as práticas de uso da língua, na maior parcela das propostas de ensino, a oralidade e a leitura são as práticas de uso da língua mais trabalhadas e a análise linguística é a prática menos trabalhada. Considerando os contextos de implementação das propostas de ensino, conclui-se que há coerência entre a prática dos estagiários e a teoria que norteia a prática por eles apresentada. Por fim, o material pedagógico de consulta foi inserido no Repositório Institucional da UFSC em coleções específicas criadas para o projeto.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225793
Palavras-chave
Eixos do ensino da lingua, leitura, escrita, gramatica, estagio supervisonado, Letras
Colaboradores

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