Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
LAURA CAVALCANTI DE FARIAS BREHMER
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
Ambientes de Trabalho Saudáveis e processo de ensino-aprendizagem em enfermagem: Scoping Review
Resumo

Objetivo: identificar na produção científica a relação entre “Ambientes de Trabalho Saudáveis” ou “Ambientes Favoráveis de Prática” e o processo ensino aprendizagem no ensino superior de enfermagem. Método: scoping review, conforme o referencial do Joanna Briggs Institute, realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL, LILACS e BDENF, em novembro de 2020. A questão norteadora orientada pela estratégia mnemônica PCC (População, Conceito e Contexto) foi “Qual a produção científica sobre “Ambientes de Trabalho Saudáveis” ou “Ambientes Favoráveis de Prática” e o processo ensino-aprendizagem no ensino superior de enfermagem?”. Os dados passaram por análise descritiva, bibliométrica, e exploratória em que os objetivo resultados e conclusões consistiram no corpus da análise de conteúdo segundo Bardin. Resultado: após a primeira análise, das 386 referências identificadas, 83 foram selecionadas para serem lidas na íntegra, das quais 56 fizeram parte da amostra final. A partir da análise de conteúdo da amostra foram elaboradas duas categorias. A primeira categoria denomina-se “Ambientes de Trabalho Saudável: espaços do ensino e dos serviços de saúde”. Esta categoria é composta por três subcategorias: "Ambiente acadêmico institucional na perspectiva dos estudantes” (seis referências); “Ambiente do cuidado na perspectiva dos estudantes” (nove referências); “Condições de trabalho docente” (22 referências). A segunda categoria recebeu o título de “Estratégias de promoção de Ambiente Saudável” (30 referências). Conclusão: a relação entre os objetos em contextos da formação em enfermagem evidencia experiências de estudantes em ambientes das instituições de ensino e dos serviços de saúde. Acerca das práticas dos docentes emergiram as condições de trabalho em âmbitos de infraestrutura, subjetividades e organização institucional e políticas do trabalho.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225792
Palavras-chave
Ambiente de trabalho, Formação Superior, Enfermagem
Colaboradores

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