Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | LAURA CAVALCANTI DE FARIAS BREHMER |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS |
Centro | CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências da Vida/Ciências da Saúde |
Sub-área do Conhecimento | Enfermagem |
Titulo | Ambientes de Trabalho Saudáveis e processo de ensino-aprendizagem em enfermagem: Scoping Review |
Resumo | Objetivo: identificar na produção científica a relação entre “Ambientes de Trabalho Saudáveis” ou “Ambientes Favoráveis de Prática” e o processo ensino aprendizagem no ensino superior de enfermagem. Método: scoping review, conforme o referencial do Joanna Briggs Institute, realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, EMBASE, Scopus, Web of Science, CINAHL, LILACS e BDENF, em novembro de 2020. A questão norteadora orientada pela estratégia mnemônica PCC (População, Conceito e Contexto) foi “Qual a produção científica sobre “Ambientes de Trabalho Saudáveis” ou “Ambientes Favoráveis de Prática” e o processo ensino-aprendizagem no ensino superior de enfermagem?”. Os dados passaram por análise descritiva, bibliométrica, e exploratória em que os objetivo resultados e conclusões consistiram no corpus da análise de conteúdo segundo Bardin. Resultado: após a primeira análise, das 386 referências identificadas, 83 foram selecionadas para serem lidas na íntegra, das quais 56 fizeram parte da amostra final. A partir da análise de conteúdo da amostra foram elaboradas duas categorias. A primeira categoria denomina-se “Ambientes de Trabalho Saudável: espaços do ensino e dos serviços de saúde”. Esta categoria é composta por três subcategorias: "Ambiente acadêmico institucional na perspectiva dos estudantes” (seis referências); “Ambiente do cuidado na perspectiva dos estudantes” (nove referências); “Condições de trabalho docente” (22 referências). A segunda categoria recebeu o título de “Estratégias de promoção de Ambiente Saudável” (30 referências). Conclusão: a relação entre os objetos em contextos da formação em enfermagem evidencia experiências de estudantes em ambientes das instituições de ensino e dos serviços de saúde. Acerca das práticas dos docentes emergiram as condições de trabalho em âmbitos de infraestrutura, subjetividades e organização institucional e políticas do trabalho. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225792 |
Palavras-chave | Ambiente de trabalho, Formação Superior, Enfermagem |
Colaboradores |