Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | AF |
Orientador | RENATA GOMES CAMARGO |
Depto | COLÉGIO DE APLICAÇÃO / CA/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | Colégio de Aplicação |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Tópicos Específicos de Educação |
Titulo | Proposta de atividades mediadas por animais no Colégio de Aplicação a partir da Cinoterapia |
Resumo | As Intervenções Assistidas por Animais mediadas com cães, sejam elas com enfoque na educação, na ação ou então na terapia, são práticas com critérios específicos onde o animal é a parte principal da atividade (CHELINI, 2016; OKJIN, 2015). Elas têm por objetivo promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva de seres humanos (DUQUE, 2011). O objetivo desta pesquisa foi investigar os benefícios das atividades mediadas por cães, com base na Cinoterapia, voltadas para estudantes que apresentam alterações de linguagem verbal, principalmente por meio da realização e análise dos resultados (BARDIN, 2011) e das avaliações realizadas pré e pós atividades de Cinoterapia. A análise baseada no Checklist de habilidades comunicativas verbais (ABE, 2013), se refere à avaliação oral dos estudantes com dados obtidos por meio da gravação de vídeos de avaliações realizadas em dois momentos, com intervalo de 1 ano. Com base nos resultados apresentados, foi possível evidenciar a discrepância de aproximadamente 100 pontos entre os escores das avaliações iniciais e finais. Pode-se verificar que essa qualificação da comunicação advém das interações mediadas com o cão, nas quais os estudantes sentiam-se extremamente instigados a se expressarem, apresentando ampliação das habilidades relacionadas a linguagem verbal, à organização do pensamento, atenção, maior iniciativa para a comunicação, melhor encadeamento das ideias, mais facilidade ao se expressar, maior complexidade na fala, seja com a utilização de novos vocábulos e/ou extensão de frases. Estas atitudes e comportamentos que qualificam a comunicação generalizam-se para outras situações interacionais extra projeto, tal afirmação trazida principalmente pelos pais e/ou responsáveis nas reuniões periódicas realizadas. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226576 |
Palavras-chave | Intervenções Assistidas por Animais, Pesquisa, Cinoterapia, Linguagem Verbal, Educação Inclusiva. |
Colaboradores | Luana Zimmer Sarzi |