Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
MARCO DI LUCCIO
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS / EQA/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Laboratório de Síntese de Membranas
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências Agrárias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia de Alimentos
Titulo
Síntese de membrana catalítica de pervaporação para aplicação em processos de esterificação
Resumo

Cada vez mais o uso de catalisadores vem chamando atenção da comunidade cientifica quando o assunto é síntese orgânica. Ademais, a busca por compostos com esta característica baratos e com alta atividade catalítica é de suma importância para o desenvolvimento desta área.

Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar o uso do catalisador heterogêneo argila montmorilonita modificada com Cu2+ na reação de síntese orgânica esterificação. Por certo, essa análise tem como finalidade utilizar esse catalisador para catalisar a reação de esterificação entre o álcool benzílico e ácido propiônico, resultando no propionato de benzila. Esta reação de esterificação se caracteriza como uma reação de equilibro, portanto é necessário retirar a água formada do meio reacional.

O resultado dessa pesquisa demonstra que a argila montmorilonita modificada com Cu2+ tem grande potencial catalisador e, assim como é encontrado em vários artigos científicos publicados, pode ser usado para catalisar a reação de esterificação desejada. Por conta da pandemia do Corona vírus não foi possível realizar a parte experimental dessa pesquisa.

Portanto, foi realizada a revisão bibliográfica para aprofundar o conhecimento sobre o uso do catalisador argila montmorilonita e sua modificação com Cu2+.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226071
Palavras-chave
catalisador, esterificação, argila, montmorilonita
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br