Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
WALTER QUADROS SEIFFERT
Depto
DEPARTAMENTO DE AQUICULTURA / AQI/CCA
Centro
CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS
Laboratório
Laboratório de Camarões Marinhos (LCM)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências Agrárias
Sub-área do Conhecimento
Aqüicultura
Titulo
Comparação do cultivo agrícola de espinafre com hidropônico em sistema floating utilizando efluente do cultivo de camarões marinhos
Resumo

Com o intuito de buscar sistemas de cultivo mais produtivos e sustentáveis, a aquaponia surge como uma alternativa, ao integrar a hidroponia convencional com o cultivo de espécies aquícolas. No presente experimento, foram avaliados três tratamentos: T1 – aquaponia, onde foi utilizado efluente marinho do sistema de BFT com camarão-branco-do-Pacífico (Litopenaeus vannamei) a 13 psu, T2 – hidroponia, com solução hidropônica comercial a 13 psu e T3 – plantio em solo, com cultivo em terra adubada regada com água doce (0 psu). Cada tratamento apresentava 4 repetições. Quanto a composição das soluções nutritivas de T1 e T2 avaliadas no final do experimento, o único parâmetro estatisticamente semelhante entre ambas foi a concentração de nitrito. Já a assimilação dos nutrientes dessas soluções, foi semelhante para nitrito e nitrato inferindo que as mudas tiveram preferência para assimilação da amônia. Em T3, a quantidade de fósforo se encontrava acima do adequando, sendo esse o único parâmetro fora do ideal para as mudas de espinafre. Além disso, possivelmente a compactação do solo causou a redução no comprimento da raiz das mudas. Foi observada diferença na coloração das folhas, que pode ser devido à disponibilidade limitada de amônia no tratamento T1 e a clorose em T3 foi possivelmente ocasionada pelo excesso de fósforo, que interfere na absorção de micronutrientes. A produção de plantas em T1 e T2 foi superior à obtida de T3 (p < 0,05). Sendo assim, tanto a aquaponia quanto a hidroponia em salinidade 13 psu são alternativas viáveis para o cultivo de espinafre, Tetragonia tetragonioides.

Alterações do plano de atividades: com o início da pandemia, a ida dos estudantes da graduação ao laboratório foi restringida. Devido a esse motivo, o projeto original da bolsa não pode ser realizado. Dessa forma, foi elaborado um projeto alternativo com dados previamente coletados que ainda não haviam sido analisados do projeto anterior do mesmo bolsista.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225809
Palavras-chave
espinafre da Nova Zelândia, cultivo integrado, AMTI, carcinicultura
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br