Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
AF
Orientador
DANIELA QUEIROZ CAMPOS
Depto
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA / HST/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
História
Titulo
Bolsita 1 | O corpo feminino, o movimento e a fluidez: a Ninfa na arte brasileira
Resumo

O presente trabalho tem como mote apontar atividades desenvolvidas como bolsista de Iniciação Científica, biênio CNPq/Pibic 2020-2021, no projeto O corpo feminino, o movimento e a fluidez: a Ninfa na arte brasileira, coordenado pela Profa Dra Daniela Queiróz Campos. A partir dos pressupostos teórico-metodológicos de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman, principalmente, com a figura da Ninfa, desenvolveram-se duas principais funções: a primeira foi a de mapear e catalogar artistas de arte contemporânea brasileira que problematizaram em suas obras possíveis imagens de Ninfa, e a segunda, foi a de estudar especificamente a Ninfa na arte de uma destacada artista contemporânea brasileira: Adriana Varejão. No primeiro eixo, foram catalogadas mais de 50 obras, de 32 artistas plásticos brasileiros, ao passo que no segundo eixo, que resultou em artigo científico publicado em revista acadêmica, procurou-se apontar a Ninfa, nos famosos azulejos de Varejão, no contraponto entre a forma humana, quente e orgânica, e o azulejo, frio, duro e impenetrável. O projeto foi seguido como no plano de trabalho e não sofreu modificações com o atual cenário sanitário mundial. 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225842
Palavras-chave
imagem, Ninfa, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, arte contemporânea
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br