Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | AF |
Orientador | DANIELA QUEIROZ CAMPOS |
Depto | DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA / HST/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | História |
Titulo | Bolsita 1 | O corpo feminino, o movimento e a fluidez: a Ninfa na arte brasileira |
Resumo | O presente trabalho tem como mote apontar atividades desenvolvidas como bolsista de Iniciação Científica, biênio CNPq/Pibic 2020-2021, no projeto O corpo feminino, o movimento e a fluidez: a Ninfa na arte brasileira, coordenado pela Profa Dra Daniela Queiróz Campos. A partir dos pressupostos teórico-metodológicos de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman, principalmente, com a figura da Ninfa, desenvolveram-se duas principais funções: a primeira foi a de mapear e catalogar artistas de arte contemporânea brasileira que problematizaram em suas obras possíveis imagens de Ninfa, e a segunda, foi a de estudar especificamente a Ninfa na arte de uma destacada artista contemporânea brasileira: Adriana Varejão. No primeiro eixo, foram catalogadas mais de 50 obras, de 32 artistas plásticos brasileiros, ao passo que no segundo eixo, que resultou em artigo científico publicado em revista acadêmica, procurou-se apontar a Ninfa, nos famosos azulejos de Varejão, no contraponto entre a forma humana, quente e orgânica, e o azulejo, frio, duro e impenetrável. O projeto foi seguido como no plano de trabalho e não sofreu modificações com o atual cenário sanitário mundial. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225842 |
Palavras-chave | imagem, Ninfa, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, arte contemporânea |
Colaboradores |