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Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | RODRIGO DE SOUZA VIEIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | Laboratório de Robótica Raul Guenther - LAR |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia Mecânica |
Titulo | Projeto conceitual do sistema de propulsão para uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso |
Resumo | A instalação de transformadores em locais confinados, como subestações em condomínios, é um grande desafio operacional enfrentado pela CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.), uma vez que estes equipamentos são de grande porte e os trajetos a serem percorridos até o local comumente são repletos de obstáculos, como rampas, degraus e corredores estreitos. Por isso, têm-se o objetivo de eliminar, ou ao menos reduzir, a ação humana ativa nestes serviços, a partir do desenvolvimento de uma plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em locais de difícil acesso com autonomia para realizar a carga e descarga do transformador sem o esforço humano, garantindo a segurança do operador e reduzindo a propensão a acidentes. Para tal projeto, o Laboratório de Robótica Aplicada Raul Guenther (LAR) e o Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos (LASHIP) adotaram como metodologia o modelo PRODIP, desenvolvido pelo NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos) do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. No período da vigência da bolsa, a aluna de iniciação científica teve como atividades auxiliar nas etapas referentes ao projeto conceitual da plataforma, iniciando pela etapa 8 (estabelecimento da função global, sub-funções e funções elementares), dando sequência pela etapa 9 (determinação das possíveis soluções para as funções), etapa 12 (estudo das soluções encontradas para cada função), seguida pela etapa 13 (estabelecimento de concepções para o produto) e a etapa 14 (estudo para a definição do conceito ideal). A vigência da bolsa se encerrou com o início do projeto preliminar da plataforma. Maiores detalhes dos resultados obtidos para as sub-funções, funções elementares e princípios de solução, bem como para as concepções da plataforma, foram omitidos em virtude do Termo de Confidencialidade assinado entre a CELESC e a UFSC. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225962 |
Palavras-chave | Mecanismos, Pesquisa e Desenvolvimento, Sistema de Direção, Robotica, Autopropelida |
Colaboradores |