Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
GABRIELA MARCELLINO DE MELO LANZONI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
GEPADES
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
CONTINUIDADE DO CUIDADO DE CRIANÇAS NA TRANSIÇÃO ENTRE OS SERVIÇOS DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE: comparando resultados com e sem doença crônica
Resumo

Objetivo: Analisar a qualidade da transição do cuidado de crianças e adolescentes do hospital para o domicílio.

Método: Pesquisa quantitativa do tipo analítico-transversal realizada em dois hospitais da Região Sul do país entre os meses de fevereiro a setembro de 2019. Foram incluídos responsáveis legais de crianças e adolescentes que tiveram alta das instituições. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um instrumento de caracterização dos participantes e da versão traduzida do instrumento Care Transitions Measure (CTM-15 Brasil) que avaliou a qualidade da transição do cuidado. 

Resultados: Foi verificada diferença na qualidade da transição do cuidado entre pacientes com e sem condição crônica de saúde, além de diferença entre os escores relacionados a entendimento sobre uso de medicações, preferências asseguradas, compreensão sobre o que é de sua responsabilidade para os cuidados em saúde e recebimento de lista com exames e consultas a serem realizadas.

Conclusão: A realização deste estudo fomenta como a transição dos cuidados se faz necessária para assegurar a qualidade dos cuidados dos pacientes no contexto do domicílio e reduzir os gastos hospitalares relacionados a readmissões.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226460
Palavras-chave
Enfermagem, Continuidade do cuidado, Integralidade, Pediatria
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br