Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | PEDRO DE SOUZA |
Depto | DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Teoria e Análise Lingüística |
Titulo | O tempo sui-referencial da voz no limiar das narratividades cinebiográficas Vidas cantantes fora de discurso |
Resumo | Em minha análise, o foco foi desconstruir a montagem por trás de narrativas cinebiográficas, documentários, uma vez que a escolha de cenas, de entrevistas, ambientações sonoras, iluminação, etc. fazem parte uma decisão arbitrária do diretor que (re)constrói uma história. Tudo parte, então, das escolhas do diretor. É clara as escolhas de omissão ou não de certos detalhes, perspectivas ou vozes. A desconstrução pensada em nossa pesquisa está para além da análise da montagem de um filme cinebiográfico, ela está na análise da apropriação da linguagem cinematográfica a partir da visão do diretor para construir uma narrativa vinda de uma história real, assim, por fim, não deixando de criar, em contrapartida, uma ficção. Essa que entendemos modificar, acrescentar ou alterar a inscrição de uma personalidade como cantores dentro do cenário da história da música popular brasileira. Afinal, é possível, dentro da construção da figura cantante na narrativa a partir da visão do diretor, esta não coincidir com a figura cantante fora do tecido narrativo, o real. Nessa tensão entre real e ficcional que envolve todo documentário a partir da apropriação da linguagem cinematográfica, analisada em diferentes filmes biográficos de diferentes cantores reconhecidos na história MPB, decantando as verdadeiras histórias, personalidades por trás das narrativas, montagens de universos que ambientam o cantor/cantora em um patamar, por vezes, ficcional, diverge de como ele se vê e pode ser visto pelo público. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226182 |
Palavras-chave | voz, enunciacao, discurso, canto |
Colaboradores |