Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | CELIA REGINA VENDRAMINI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO / EED/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | TMT - Núcleo de estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | Migração e escolarização: A reprodução social de migrantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, Núcleo Rio Vermelho, Florianópolis/SC |
Resumo | O presente resumo refere-se ao projeto “A reprodução social de migrantes da Educação de Jovens e Adultos”, cuja pesquisa tem como objetivo analisar as condições de vida e a trajetória escolar de estudantes migrantes matriculados na EJA – Educação de Jovens e Adultos, da cidade de Florianópolis – SC, com foco específico nos dados do bairro Rio Vermelho, o qual apresenta o maior número de migrantes dentre as amostras consultadas, com 69% em 2018, 70,9% em 2019 e 74,7% em 2020. O eixo principal da pesquisa parte da compreensão do processo de reprodução social dos migrantes, tendo como base os meios de subsistência advindos da venda da sua força de trabalho. Considerando os impactos que as transformações nas relações laborais têm sobre os estudantes migrantes, pois são membros da classe trabalhadora em sua maioria, a pesquisa traça um panorama que aborda as descontinuidades dos percursos escolares em função dos trabalhos precários e das migrações forçadas. Observamos que a condição do trabalhador-estudante que migra constantemente buscando as condições necessárias para reproduzir sua vida e de sua família, ocasiona a interrupção do seu percurso de escolarização e o retorno da escolaridade por meio da EJA segue na alternância entre trabalho e estudo, dificultando o processo formativo. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226308 |
Palavras-chave | migração, trabalho, escolarização, EJA |
Colaboradores |