Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ANDRÉ ARY LEONEL
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec)
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Integração das TDIC e educação em direitos humanos na formação de professores de Física em uma perspectiva hacker
Resumo

Este trabalho almeja investigar o processo de pesquisa e desenvolvimento de ações educativas no espaço escolar, no âmbito da educação em direitos humanos e da integração crítica e criativa das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a partir de uma perspectiva hacker. A pesquisa foi realizada no contexto geral do projeto: ‘Conexão Escola-Mundo (CEM): espaços inovadores para a formação cidadã’, tendo como um dos encaminhamentos a criação de um grupo menor, com a intenção de enfatizar as especificidades do processo de ensino-aprendizagem da Física. Ao longo de todo o processo, buscou-se estudar, criar, experimentar e avaliar o desenvolvimento de intervenções educativas baseadas em metodologias colaborativas que buscaram estimular autoria, protagonismo, produção coletiva, colaboração e a pesquisa como base para o processo formativo. O desenvolvimento metodológico foi orientado pela abordagem qualitativa e a pesquisa estruturada no desenvolvimento de ações educativas a partir da Pesquisa Baseada Design (PBD). O projeto da Conexão Escola-Mundo teve início no ano de 2018 e desde então tem passado por todas as etapas da PDB, de modo que neste ano estamos no quarto ciclo do projeto, tendo como atividades principais as sínteses, análises dos resultados, produções e divulgação. Com base nas transcrições, vídeos e texto foi possível a organização dos dados em uma planilha, com vistas a construção de uma imagem do processo formativo a partir das ações desenvolvidas. Com esta imagem foi possível levantar os principais desafios enfrentados pelos professores, bem como as oportunidades do processo. Em relação às atividades como o grupo específico da Física, está sendo produzido um levantamento bibliográfico nas duas revistas nacionais mais antigas da área de pesquisa em Ensino de Física, com o objetivo de analisar as oportunidade e desafios mediante as tecnologias digitais que estabelecem relações entre os movimentos colaborativos e a ética/cultura Hacker.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227421
Palavras-chave
formação de professores, ensino de Física, educação em direitos humanos, TDIC, ética hacker
Colaboradores

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