Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MONICA MOTTA LINO
Depto
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM / ENF/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde - EDEN
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Enfermagem
Titulo
Saúde interativa: Tecnologia que promove educação em tempo real : Identificação das necessidades de educação permanente em uma equipe de saúde ocupacional para a elaboração de uma tecnologia educacional pautada no just in time education
Resumo

A pesquisa visa identificar as necessidades de Educação Permanente em uma equipe de saúde do trabalhador para a elaboração de uma tecnologia educacional pautada no Just in Time Education (JiTE). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a equipe de saúde do trabalhador de uma empresa de grande porte. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e os dados foram submetidos à análise do conteúdo. Foram entrevistadas oito pessoas da equipe de saúde do trabalhador: dois auxiliares administrativos, um psicólogo, dois médicos, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um técnico de segurança do trabalho. A empresa organiza as capacitações por meio de uma área de Educação Corporativa, numa lógica tradicional, mediante treinamentos obrigatórios pautados em normativas e regulamentações. A equipe de saúde do trabalhador é referência nas formações relacionadas à saúde. Com a pandemia, as necessidades educacionais da empresa se transformaram. Para os profissionais da equipe de saúde do trabalhador, houve uma necessidade premente de atualização quanto às normas e rotinas relacionadas à pandemia e questões de biossegurança, ao passo que se acentuaram casos de funcionários com afastamentos por situações de doença. Acentuaram-se os acionamentos da equipe motivados por dúvidas e preocupações geradas por fake news. Ao ser apresentada a tecnologia JiTE, os entrevistados mostraram interesse e abertura, por agregar conteúdo seguro e rápido.  Em função do período da pandemia houveram adaptações, antes seria realizada a técnica de triangulação de dados por meio de análise documental e observação não-participante, mas não foi possível acessar o ambiente investigado. Tendo em vista o contexto, a equipe de saúde do trabalhador indicou necessidades de educação mais focadas à Covid-19 e temas transversais, com abertura à tecnologia proposta não apenas ao setor de saúde ocupacional, mas para toda a empresa.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226379
Palavras-chave
Educação Permanente, Tecnologia Aplicada à Assistência à Saúde, Inovação, Promoção da Saúde, Educação em Saúde
Colaboradores

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