Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | JULIO APOLINÁRIO CORDIOLI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | Laboratório de Vibrações e Acústica |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia Mecânica |
Titulo | Simulação do ruído de hélices e veículos eVTOL |
Resumo | Hoje em dia ocorre o desenvolvimento de novos conceitos nas indústrias aeronáutica e automobilística para a mobilidade urbana. Nos últimos anos houve um grande foco no desenvolvimento de aeronaves com propulsão elétrica distribuída envolvendo múltiplos rotores. Essas aeronaves são aqui chamadas de drones mas esses veículos de decolagem e aterrissagem vertical também são conhecidos por eVTOL (do inglês eletric Vertical TakeOff and Landing). O foco dos estudos tem sido em duas aplicações: a primeira é a mobilidade urbana, onde tais veículos são utilizados no transporte urbano de pessoas de forma autônoma ou com piloto. Com isso, reduz-se drasticamente o tempo e o custo de deslocamento. A segunda aplicação está voltada para a última etapa da logística de empresas de varejo na entrega de bens para o consumidor final. Reduzindo o trânsito e a poluição causada pelos caminhões que exercem essa função atualmente. É esperado que um serviço de mobilidade urbana opere com número alto de pousos e decolagens, em geral na casa de dezenas por hora. Assim, a questão da poluição sonora que atinge a comunidade vizinha a um terminal de operação desses drones torna-se um ponto crítico do projeto. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226685 |
Palavras-chave | ruído, liner, tratamento acústico, motores aeronáuticos |
Colaboradores |