Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
JULIO APOLINÁRIO CORDIOLI
Depto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC
Centro
CENTRO TECNOLOGICO
Laboratório
Laboratório de Vibrações e Acústica
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Engenharias
Sub-área do Conhecimento
Engenharia Mecânica
Titulo
Simulação do ruído de hélices e veículos eVTOL
Resumo

Hoje em dia ocorre o desenvolvimento de novos conceitos nas indústrias aeronáutica e automobilística para a mobilidade urbana. Nos últimos anos houve um grande foco no desenvolvimento de aeronaves com propulsão elétrica distribuída envolvendo múltiplos rotores. Essas aeronaves são aqui chamadas de drones mas esses veículos de decolagem e aterrissagem vertical também são conhecidos por eVTOL (do inglês eletric Vertical TakeOff and Landing). O foco dos estudos tem sido em duas aplicações: a primeira é a mobilidade urbana, onde tais veículos são utilizados no transporte urbano de pessoas de forma autônoma ou com piloto. Com isso, reduz-se drasticamente o tempo e o custo de deslocamento. A segunda aplicação está voltada para a última etapa da logística de empresas de varejo na entrega de bens para o consumidor final. Reduzindo o trânsito e a poluição causada pelos caminhões que exercem essa função atualmente. É esperado que um serviço de mobilidade urbana opere com número alto de pousos e decolagens, em geral na casa de dezenas por hora. Assim, a questão da poluição sonora que atinge a comunidade vizinha a um terminal de operação desses drones torna-se um ponto crítico do projeto.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226685
Palavras-chave
ruído, liner, tratamento acústico, motores aeronáuticos
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br