Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ALOYSIO MARTHINS DE ARAUJO JUNIOR |
Depto | DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Geografia Humana |
Titulo | Investigação sobre a estruturação do sistema educativo na fase atual do neoliberalismo: impactos na formação de professores e nos processos de ensino e aprendizagem de Geografia |
Resumo | A partir da década de 1990 e intensificada após 2016, houve e há por parte dos governos federais que se sucederam um maior estímulo ao setor educacional privado em detrimento do público. Este trabalho de iniciação científica, realizado com apoio CNPq teve como objetivo interpretar as questões relativas à formação de professores de geografia e as repercussões na escola básica, a partir das políticas neoliberais. O estudo se deu através de pesquisa descritiva; bibliográfica; de levantamento e quanti-qualitativa. Os dados analisados permitem indicar que em Santa Catarina houve significativo aumento do número de cursos de formação de professores em geografia a distância, notadamente em instituições privadas com fins lucrativos. Além disso, o setor educacional privado vem passando por forte concentração empresarial, dentro da lógica do capitalismo financeiro atual. Pode-se inferir que isto impactará nos processos de ensino e aprendizagem na atuação dos futuros professores de geografia que atuarão na escola básica, sem que os mesmos tenham tido contato com a realização de pesquisas e/ou ações de extensão (como ocorre em instituições públicas), centrando-se apenas em atividades de ensino. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225919 |
Palavras-chave | Sistema Educativo, Ensino Superior, Neoliberalismo, Políticas de Formação de Professores, Escola Básica, Ensino de Geografia |
Colaboradores |