Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
CRISTIANE LUISA JOST
Depto
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA / QMC/CFM
Centro
CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS
Laboratório
Ampere
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Exatas e da Terra /Ciências Exatas e da Terra
Sub-área do Conhecimento
Química Analítica
Titulo
Estudos comparativos em plataformas eletroquímicas para a determinação de compostos orgânicos
Resumo

A voltametria é amplamente empregada por químicos analíticos, inorgânicos, físico-químicos e bioquímicos para estudos fundamentais de processos de oxidação e redução em vários meios, processos de adsorção às superfícies e mecanismos de transferência de elétrons nas superfícies de eletrodos. 

Entre os eletrodos de trabalho utilizados em eletroquímica, as pastas de carbono se destacam, principalmente para a preparação de sensores, com larga aplicação para a determinação de espécies orgânicas e inorgânicas.

O objetivo geral deste trabalho foi estudar o comportamento eletroquímico do diazepam em eletrodos com e sem modificação, para que fosse possível sugerir, de maneira guiada, o design de novas arquiteturas eletródicas com base em nanomateriais. Em seguida, aplicou-se tais plataformas eletroquímicas a processos de análise de baixo custo e alta sensibilidade, com garantia de informação analítica qualificada.

Em respeito à determinação de diazepam, nanotubos de paredes múltiplas (MWCNTs) foram empregados com sucesso em um substrato à base de pasta de carbono. A plataforma então denominada CPE/GCPE/MWCNTs (carbono grafite, vítreo e nanotubos) se apresenta promissora para aplicações analíticas. Tendo em vista a relevância da detecção de benzodiazepínicos em amostras de origem clínica, farmacêutica e ambiental, estudos eletroquímicos e o desenvolvimento de um método analítico completo são o foco de trabalhos futuros.

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225932
Palavras-chave
Nanomateriais, Eletrodos modificados, Voltametria
ColaboradoresRayane Bueno Goularte
Luciano Vitali

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br