Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
ELISANA DE CARLI
Depto
DEPARTAMENTO DE ARTES / ART/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Teatro
Titulo
Morituri te salutant: a representação da morte
Resumo

Sendo a morte um tema recorrente na arte, presente em representações icnográficas, literárias e arquitetônicas, para citar algumas, a presente pesquisa se propôs a investigar como o tópico é abordado na escrita dramática, visto que a criação de textos encenáveis possui um contexto de produção influenciado por aspectos sócio históricos, logo, representações de tais características são encontradas nas composições de dramaturgos ao longo da história. Para além do aspecto contextual, a pesquisa sobre a morte buscou interpretações de como ela opera enquanto recurso dramático, alterando estruturas textuais, enredos e ações de seus personagens. Obras de Ésquilo, Sófocles, Shakespeare, Lorca e McPherson foram selecionados para análise, buscando um panorama que incluísse textos produzidos desde a Antiguidade até a Contemporaneidade. Justapostos a autores de distintos campos de estudo, como Aristóteles, Coulanges, Freud, Ariès e Kehl, correspondências entre ficção e visões sobre a morte são encontradas, demonstrando que a dramaturgia carrega traços culturais de seu momento histórico e reflete distintas perspectivas sobre a morte e seus assuntos análogos, como o luto. Também foram encontrados diferentes usos da morte como recurso dramático, aparecendo de forma alegórica como personagem, e, de forma frequente, como acontecimento desencadeador e finalizador de uma trama.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225951
Palavras-chave
morte, dramaturgia, teatro, sociedade, luto
Colaboradores

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