Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ELISANA DE CARLI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ARTES / ART/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes |
Sub-área do Conhecimento | Teatro |
Titulo | Morituri te salutant: a representação da morte |
Resumo | Sendo a morte um tema recorrente na arte, presente em representações icnográficas, literárias e arquitetônicas, para citar algumas, a presente pesquisa se propôs a investigar como o tópico é abordado na escrita dramática, visto que a criação de textos encenáveis possui um contexto de produção influenciado por aspectos sócio históricos, logo, representações de tais características são encontradas nas composições de dramaturgos ao longo da história. Para além do aspecto contextual, a pesquisa sobre a morte buscou interpretações de como ela opera enquanto recurso dramático, alterando estruturas textuais, enredos e ações de seus personagens. Obras de Ésquilo, Sófocles, Shakespeare, Lorca e McPherson foram selecionados para análise, buscando um panorama que incluísse textos produzidos desde a Antiguidade até a Contemporaneidade. Justapostos a autores de distintos campos de estudo, como Aristóteles, Coulanges, Freud, Ariès e Kehl, correspondências entre ficção e visões sobre a morte são encontradas, demonstrando que a dramaturgia carrega traços culturais de seu momento histórico e reflete distintas perspectivas sobre a morte e seus assuntos análogos, como o luto. Também foram encontrados diferentes usos da morte como recurso dramático, aparecendo de forma alegórica como personagem, e, de forma frequente, como acontecimento desencadeador e finalizador de uma trama. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225951 |
Palavras-chave | morte, dramaturgia, teatro, sociedade, luto |
Colaboradores |