Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | ANA VERONICA PAZ Y MINO PAZMINO |
Depto | DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA / EGR/CCE |
Centro | CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Sociais Aplicadas |
Sub-área do Conhecimento | Desenho de Produto |
Titulo | Kit de robótica de Baixo Custo |
Resumo | A pesquisa tecnológica do projeto mostra a investigação sobre a importância do ensino de robótica como meio de desenvolvimento cognitivo. O ensino de temas contemporâneos como a robótica, internet das coisas e IA (inteligência artificial) no ensino fundamental e médio da rede pública é importante devido ao cenário futuro que mostra o crescimento em IA da China e USA e que provocará uma dependência por produtos e serviços com essa tecnologia aplicada. A corrida tecnológica voltada à inteligência artificial tem tornado a China um país com muito potencial para a aplicação de IA nos próximos anos. O ensino da próxima geração deve estar atualizado para enfrentar as inovações tecnológicas que irão mudar o cenário das profissões e trabalhos dos próximos anos. Por meio do design de produto e da automação é possível construir materiais lúdicos para facilitar o ensino de áreas técnicas para adolescentes de classes sociais baixas. O resultado apresenta uma pesquisa aplicada sobre internet das coisas, cidade inteligente e o desenvolvimento de um kit de robótica de coleta seletiva. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226158 |
Palavras-chave | Robótica, Ensino, Desenvolvimento Cognitivo, Design de Produto |
Colaboradores |