Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | GABRIELA KAIANA FERREIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE FÍSICA / FSC/CFM |
Centro | CENTRO DE CIENCIAS FISICAS E MATEMATICAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | A pesquisa acadêmica sobre a discussão da natureza da ciência na formação de professores de Física. |
Resumo | Neste trabalho temos como objetivo apresentar uma revisão de artigos publicados em periódicos internacionais sobre o tratamento da Natureza da Ciência na Formação de Professores de Física que propõem algum tipo de aplicação ou intervenção didática com os sujeitos de pesquisa. Para tanto, a partir de um processo de busca e seleção de artigos no Portal de Periódicos Capes, analisamos 26 artigos de diferentes nacionalidades publicados em periódicos internacionais em termos de três categorias: palavras-chave, caracterização da pesquisa e, finalmente, discussões mais aprofundadas, visando obter uma manifestação de como se faz pesquisa utilizando a Natureza da Ciência para a Formação de Professores a nível internacional. Com o auxílio de um software de análise de dados qualitativos e fazendo uso da Análise de Conteúdo, cada artigo foi codificado conforme essas três categorias, culminando em outras subcategorias, que buscaram aprofundar o entendimento da pluralidade de contextos e maneiras de se fazer pesquisa ao redor do globo dentro desta área de conhecimento. Assim, tratando-se de uma pesquisa de Estado do Conhecimento, foram obtidos dados quantitativos e qualitativos, que fazem referência, por exemplo, às caracterizações das pesquisas escopo deste trabalho, passando pela análise das mais eminentes justificativas para o uso da Natureza da Ciência e as principais metodologias de ensino e de pesquisa utilizadas, bem como a percepção de quais contextos recebem essas pesquisas. Ao final, apresentamos uma discussão em torno da temática e apontamos alguns questionamentos relevantes para o debate da Natureza da Ciência na formação de Professores de Física.
|
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226634 |
Palavras-chave | natureza da ciência, formação de professores, crenças de professores, revisão de artigos internacionais |
Colaboradores | Julia Martinello Willemann |