Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
FABIANE MIRON STEFANI
Depto
DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA / FONO/CCS
Centro
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências da Vida/Ciências da Saúde
Sub-área do Conhecimento
Fonoaudiologia
Titulo
Padrão de contração voluntária máxima em pacientes com DTM antes e após terapia fonoaudiológica com e sem uso da bandagem elástica
Resumo

OBJETIVO: Verificar se há diferença nos valores eletromiográficos da contração voluntária máxima (CVM) em pacientes com DTM antes e após intervenção fonoaudiológica com e sem a utilização de bandagem elástica terapêutica. MÉTODO: pesquisa desenvolvida como exigencia parcial da bolsa PIBIC, a coleta contou com 17 voluntárias do sexo feminino, com idade entre 18 e 40 anos, com diagnóstico de DTM muscular ou mista. As pacientes foram divididas entre dois grupos classificados como pacientes com bandagem junto à terapia tradicional (GB) e grupo de terapia tradicional (GS). As voluntárias inicialmente foram avaliadas pela eletromiografia de superfície na situação de contração voluntária máxima e após quatro semanas de intervenção, foi realizada nova avaliação com o mesmo instrumento. RESULTADOS: No grupo GB, os músculos masseter e temporal do lado esquerdo apresentaram uma diminuição com diferença estatística do padrão de CVM, enquanto o grupo GS não apresentou valores estatísticos significativos porém os de valores eletromiográficos aumentaram após intervenção. CONCLUSÃO: A realização dos exercícios miofuncionais associados ou não a bandagem elástica trouxeram diminuição nos valores de CVM, podendo ser consequência de um relaxamento muscular pós terapêutico.

Descritores: Transtornos da Articulação Temporomandibular; Intervenção Fonoaudiológica; Bandagem Terapêutica; Eletromiografia.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226153
Palavras-chave
Transtornos da Articulação Temporomandibular, Intervenção Fonoaudiológica, Bandagem Terapêutica, Eletromiografia.
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br