Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
MAIANA FARIAS OLIVEIRA NUNES
Depto
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
LIOP
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Psicologia do Trabalho e Organizacional
Titulo
Aplicações da Happenstance Learning Theory no contexto de desenvolvimento de carreira: estudo dos eventos aleatórios e dos mitos de carreira
Resumo

Na atualidade, compreende-se que não é mais possível pensar a carreira de forma linear e que as mudanças no mundo do trabalho não são a exceção, mas sim a regra. Desse modo, psicólogos que atuam na área de orientação profissional e de carreira devem atuar considerando a imprevisibilidade do desenvolvimento de carreira e devem apoiar seus clientes para lidarem com esse contexto. O referencial teórico adotado na presente pesquisa é a Happenstance Learning Theory, desenvolvida nos Estados Unidos, com poucas pesquisas realizadas no Brasil até o momento. Esse projeto tem como propósito estudar os eventos não planejados de carreira e os mitos de carreira. Busca-se compreender que tipos de eventos são mais frequentes na realidade de trabalhadores e de que forma lidam com os mesmos, além de investigar a relação entre eventos não planejados e crenças disfuncionais (mitos) associados ao desenvolvimento de carreira. O projeto de PIBIC se insere dentro de um projeto mais amplo que busca testar a pertinência da referida teoria na realidade brasileira e que pretende contribuir com o avanço das teorias de carreira no Brasil. O projeto de PIBIC tem como propósito avançar na revisão da literatura sobre o tema, conduzir entrevistas com trabalhadores e transcrever as mesmas.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226097
Palavras-chave
carreira, acaso, trabalhador, mito, crença
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br