Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | PIBIC/CNPq |
Orientador | MAIANA FARIAS OLIVEIRA NUNES |
Depto | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA / PSI/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | LIOP |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Psicologia do Trabalho e Organizacional |
Titulo | Aplicações da Happenstance Learning Theory no contexto de desenvolvimento de carreira: estudo dos eventos aleatórios e dos mitos de carreira |
Resumo | Na atualidade, compreende-se que não é mais possível pensar a carreira de forma linear e que as mudanças no mundo do trabalho não são a exceção, mas sim a regra. Desse modo, psicólogos que atuam na área de orientação profissional e de carreira devem atuar considerando a imprevisibilidade do desenvolvimento de carreira e devem apoiar seus clientes para lidarem com esse contexto. O referencial teórico adotado na presente pesquisa é a Happenstance Learning Theory, desenvolvida nos Estados Unidos, com poucas pesquisas realizadas no Brasil até o momento. Esse projeto tem como propósito estudar os eventos não planejados de carreira e os mitos de carreira. Busca-se compreender que tipos de eventos são mais frequentes na realidade de trabalhadores e de que forma lidam com os mesmos, além de investigar a relação entre eventos não planejados e crenças disfuncionais (mitos) associados ao desenvolvimento de carreira. O projeto de PIBIC se insere dentro de um projeto mais amplo que busca testar a pertinência da referida teoria na realidade brasileira e que pretende contribuir com o avanço das teorias de carreira no Brasil. O projeto de PIBIC tem como propósito avançar na revisão da literatura sobre o tema, conduzir entrevistas com trabalhadores e transcrever as mesmas. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226097 |
Palavras-chave | carreira, acaso, trabalhador, mito, crença |
Colaboradores |