Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
HENRIQUE CESAR DA SILVA
Depto
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO / MEN/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
Construção de cenários imaginários no ensino de Física e análise da série Jornada nas Estrelas (Star Trek): Foco na Teoria da Relatividade Geral e Restrita
Resumo

O referido projeto de Iniciação Científica (IC) foi submetido com objetivo de investigar as possibilidades de criação de cenários imaginários, aos moldes de experimentos mentais, integrando uma unidade de ensino sobre a Teoria da Relatividade Geral e Restrita, para aulas de Física no Ensino Médio. Porém, com estudos iniciais, discussões e reuniões de orientações, partimos da premissa de que antes de levarmos tais discussões para uma situação de ensino, algumas questões podem ser investigadas, por exemplo, de que maneira a imaginação científica vem sendo trabalhada e discutida no Ensino de Física? E, quais reflexões podem emergir de trabalhos já publicados sobre imaginação científica? Ajustamos o objetivo do projeto de IC para realizar uma revisão da literatura sobre o tema Imaginação Científica em trabalhos publicados em eventos do Ensino de Física e estudar a obra A Imaginação Científica de Gerald Holton (1979). Os eventos selecionados foram o Encontro de Pesquisa de Ensino de Física (EPEF) e o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). O recorte temporal da revisão foi de 20 anos (2000 a 2020) e para a seleção dos trabalhos utilizamos as expressões de pesquisa: Imaginação Científica; Cenários Imaginários, Experimento de Pensamento, Experimentos Mentais, e Narrativas Científicas. Como algumas considerações podemos destacar a variabilidade didática e multiplicidade de conceitos físicos que podem ser abordados no ensino e também a imaginação científica como um recurso constitutivo do conhecimento científico e do saber educacional. Por fim, tendo como base os estudos da obra desenvolvida por Holton (1979) podemos considerar a imaginação científica como processos pelos quais a mente humana acumula verdades sobre a natureza, estando entre as produções cognitivas controversas mais antigas e ainda mais prolíficas das práticas científicas. E, Holton faz considerações sobre as ciências por meio de eixos, a saber: empíricos, analíticos e temáticos.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227383
Palavras-chave
Educação em Ciências, Ensino de Física, Linguagens e Ensino
ColaboradoresLucas Albuquerque do Nascimento

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