Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | AMURABI PEREIRA DE OLIVEIRA |
Depto | DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA / SPO/CFH |
Centro | CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Sociologia |
Titulo | O Ensino de Ciências Sociais e a Formação para a Cidadania: uma análise entre Espanha e Brasil |
Resumo | O projeto “O Ensino de Ciências Sociais e a Formação para a Cidadania: uma análise entre Espanha e Brasil” é um projeto guarda chuva, e eu fiquei com a parte de “Institucionalização e Profissionalização das Ciências Sociais em Santa Catarina” que tem como objetivo investigar os processos de institucionalização e profissionalização das Ciências Sociais em Santa Catarina no ensino superior. Tínhamos como ideia fazer visitas ao Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS) e consultar documentos lá presentes, mas, por causa da atual pandemia de Covid-19 não foi possível fazer essa visita. Dessa forma, tivemos que pensar em outras formas de se fazer a pesquisa, assim, optamos por leituras sobre a história do curso em âmbito nacional, sobre o atual estado do ensino de Ciências Sociais e por também fazer entrevistas semi estruturadas com professores. Fizemos entrevistas com professores de Sociologia do município e temos como horizonte fazer uma com a professora Elizabeth Farias da Silva, com o intuito de aprofundarmos não só em sua formação, mas em como era o ensino de Ciências Sociais na década de 70 e sobre as mudanças que o curso passou. Além do destacado, no mês de abril, junto a colegas, tivemos o painel “Mapeamento de práticas pedagógicas no ensino de sociologia na educação básica em Florianópolis durante a pandemia do covid-19: O que dizem os professores?”, avaliado pela comissão científica do 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) e assinalado como “Aceito”, também, juntos, fizemos uma resenha sobre o trabalho “Conquistas e resistências do Ensino de Sociologia: ENESEB 2019”, que atualmente está em fase de correção e temos como horizonte a sua publicação em um periódico científico. Para finalizar, estamos trabalhando em um artigo sobre como foi fazer a pesquisa em tempos pandêmicos e, após feita a entrevista com a professora Elizabeth, pretendemos publicar o encontro em alguma revista científica. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226121 |
Palavras-chave | Ensino de Sociologia, Formação de Professores, Sociologia escolar |
Colaboradores |