Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
AMURABI PEREIRA DE OLIVEIRA
Depto
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA / SPO/CFH
Centro
CENTRO FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Sociologia
Titulo
O Ensino de Ciências Sociais e a Formação para a Cidadania: uma análise entre Espanha e Brasil
Resumo

O projeto “O Ensino de Ciências Sociais e a Formação para a Cidadania: uma análise entre Espanha e Brasil” é um projeto guarda chuva, e eu fiquei com a parte de “Institucionalização e Profissionalização das Ciências Sociais em Santa Catarina” que tem como objetivo investigar os processos de institucionalização e profissionalização das Ciências Sociais em Santa Catarina no ensino superior. Tínhamos como ideia fazer visitas ao Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS) e consultar documentos lá presentes, mas, por causa da atual pandemia de Covid-19 não foi possível fazer essa visita. Dessa forma, tivemos que pensar em outras formas de se fazer a pesquisa, assim, optamos por leituras sobre a história do curso em âmbito nacional, sobre o atual estado do ensino de Ciências Sociais e por também fazer entrevistas semi estruturadas com professores. Fizemos entrevistas com professores de Sociologia do município e temos como horizonte fazer uma com a professora Elizabeth Farias da Silva, com o intuito de aprofundarmos não só em sua formação, mas em como era o ensino de Ciências Sociais na década de 70 e sobre as mudanças que o curso passou. Além do destacado, no mês de abril, junto a colegas, tivemos o painel “Mapeamento de práticas pedagógicas no ensino de sociologia na educação básica em Florianópolis durante a pandemia do covid-19: O que dizem os professores?”, avaliado pela comissão científica do 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB) e assinalado como “Aceito”, também, juntos, fizemos uma resenha sobre o trabalho “Conquistas e resistências do Ensino de Sociologia: ENESEB 2019”, que atualmente está em fase de correção e temos como horizonte a sua publicação em um periódico científico. Para finalizar, estamos trabalhando em um artigo sobre como foi fazer a pesquisa em tempos pandêmicos e, após feita a entrevista com a professora Elizabeth, pretendemos publicar o encontro em alguma revista científica.

Link do Video https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226121
Palavras-chave
Ensino de Sociologia, Formação de Professores, Sociologia escolar
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br