Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | LAURO CESAR NICOLAZZI |
Depto | DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA / EMC/CTC |
Centro | CENTRO TECNOLOGICO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Exatas e da Terra
/Engenharias |
Sub-área do Conhecimento | Engenharia Mecânica |
Titulo | Plataforma robotizada reconfigurável e autopropelida para transporte de transformadores em espaços de difícil acesso |
Resumo | O projeto, feito com a Celesc, objetiva desenvolvimento de uma plataforma robotizada para o transporte de transformadores a locais de difícil acesso. A troca de transformadores é realizada manualmente pelos operários da empresa, fato que devido ao peso da carga e da necessidade de cortar o fornecimento de energia momentaneamente, causa problemas à empresa. Dessa forma, desejou-se projetar uma plataforma que possa realizar a operação de forma facilitada e rápida, otimizando a troca e reduzindo eventuais prejuízos. A metodologia adotada pelo laboratório para o projeto foi a PRODIP, desenvolvida pelo laboratório NEDIP/UFSC que é referência nacional na área de projeto. Assim, seguiu-se a metodologia e utilizou-se suas ferramentas de análise e síntese para extrair as necessidades do usuário e as transformar, por meio de pesquisa e projeto, em uma concepção para o produto. A entrada do bolsista no projeto ocorreu no final do projeto informacional, etapa que consiste em buscar informações relacionadas a patentes, normas, produtos similares e colher requisitos dos usuários, convertendo-os para parâmetros mensuráveis chamados especificações de projeto. Após essa etapa iniciou-se o projeto conceitual, no qual a maior parte das atividades do bolsista foram desenvolvidas. O projeto conceitual visa atingir um conceito ou concepção ideal , para que possa ser base para o projeto e aprofundamento dos subsistemas na parte preliminar. Dessa forma, o aluno, junto a equipe, pode desenvolver a estrutura funcional que é a divisão das ações da plataforma em função global, funções parciais e funções elementares e achar princípios de solução para cada função elementar. Com a matriz de soluções prontas, iniciou-se o processo de geração e avaliação de concepções, para que o grupo criasse conceitos físicos, dos quais os considerados melhores foram mais aprofundados para avaliação de viabilidade e possíveis componentes. Assim, escolheu-se a melhor concepção para o início do projeto preliminar. |
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226125 |
Palavras-chave | Plataforma robotica, CELESC, veículos, geometria de esterçamento |
Colaboradores |