Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
PIBIC/CNPq
Orientador
VALTER PEREIRA ROMANO
Depto
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS / DLLV/CCE
Centro
CENTRO DE COMUNICACAO E EXPRESSAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Linguística, Letras e Artes
Sub-área do Conhecimento
Sociolingüística e Dialetologia
Titulo
Atlas linguístico do brasil: análises de dados e cartografia linguística - regional sul
Resumo

Este plano de atividades refere-se ao um estudo de natureza geolinguística desenvolvido com base no corpus do Projeto ALiB e visa dar continuidade ao trabalho que está sendo realizado para mapeamento das variantes lexicais das questões 50 e 51 do Questionário Semântico-Lexical em todo o Brasil, cujo caput refere-se, respectivamente, à mandioca/aipim/macaxeira e mandioca brava. O trabalho, portanto, complementa análises prévias realizadas ou em realização com os dados de outras regiões administrativas e contribui para os volumes futuros do Atlas Linguístico do Brasil que tratarão dos dados do interior (volumes 6 e 7 em elaboração).

Nesse plano de atividades, são estudados os dados da Região Nordeste do país, referente à rede de pontos que engloba 78 municípios, junto a 312 informantes de ensino fundamental de escolaridade, distribuídos, equitativamente, entre os ambos os sexos e duas faixas etárias (Faixa I: 18 a 30 anos/ Faixa II: 50 a 65 anos). Os dados são tratados quantitativa e qualitativamente por meio de gráficos, tabelas, cartas linguísticas, consulta a obras lexicográficas, trabalhos monográficos e atlas linguísticos, com o objetivo de discutir a distribuição diatópica dos designativos.

No corpus analisado, a questão 50 apresenta um total de 401 registros. A forma majoritária é a variante macaxeira. Já para a questão 51 apresenta, a forma majoritária é a variante mandioca, seguida da forma mandioca brava e macaxeira.

As atividades básicas do plano estão descritas no cronograma e envolvem participação em reuniões com orientador e equipe do Projeto, leituras e fichamento do referencial teórico sobre Geolinguística/Dialetologia, transcrição/revisão e levantamento de dados, uso de ferramenta computacional para armazenamento e cartografia dos dados, elaboração de resumos para participação em eventos, elaboração de artigo científico entre outras atividades.

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226201
Palavras-chave
Variação lexical, atlas linguístico, Região Sul do Brasil, Projeto ALiB
ColaboradoresAnderson Felix
Greise Schimtz de Bitencourt
Sarah Lígia de Andrade Albuquerque
Felício Wessling Margotti

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br