Número do Painel
Autor
Instituição
UFSC
Tipo de Bolsa
BIPI/UFSC
Orientador
VICTOR JULIERME SANTOS DA CONCEIÇÃO
Depto
COLÉGIO DE APLICAÇÃO / CA/CED
Centro
CENTRO DE EDUCACAO
Laboratório
Grande Área / Área do Conhecimento
Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas
Sub-área do Conhecimento
Educação
Titulo
ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar
Resumo

O projeto “Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar.” se constitui como projeto guarda chuva do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar (GEPPICE). O ciclo 2020/2021 do PIBIC  se debruçou sobre o estado da arte em relação ao currículo e Educação Física escolar, sendo essa pesquisa um recorte do projeto guarda chuva. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi: identificar e apresentar os trabalhos acadêmicos sobre o Currículo na escola básica, evidenciando os principais pontos de debate que os pesquisadores do campo Educação Física traçam entre os anos 2010 e 2015. Para tanto, realizamos um estudo de revisão sistemática em periódicos do campo da Educação Física brasileira, resultando numa seleção de 19 artigos. Para a construção dessa revisão, foram seguidas as fases de identificação, localização, compilação e fichamento. No processo de identificação, foram escolhidos periódicos indexados pelo qualis capes como B2, B1 e A2, na área da Educação Física, sendo eles:  Revista Movimento; Revista Pensar a Prática; Revista da Educação Física; Revista Brasileira de Ciências dos Esportes  e Revista Motrivivência. Concluímos que, através da proposição de conteúdos específicos, reflexões teórico/filosóficas e análise de documentos curriculares, os artigos apresentados tiveram a preocupação de legitimar a Educação Física como componente curricular na escola, sendo ela responsável pela área do conhecimento que abrange a cultura corporal de movimento. 

 

Link do Videohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226331
Palavras-chave
Prática Educativa, Cultura Escolar, Currículo, Identidade docente
Colaboradores

Pró-Reitoria de Pesquisa(PROPESQ) | Central Telefônica - (48) 3721-9332 | Email - piict@contato.ufsc.br