Número do Painel | |
Autor | |
Instituição | UFSC |
Tipo de Bolsa | BIPI/UFSC |
Orientador | VICTOR JULIERME SANTOS DA CONCEIÇÃO |
Depto | COLÉGIO DE APLICAÇÃO / CA/CED |
Centro | CENTRO DE EDUCACAO |
Laboratório | |
Grande Área / Área do Conhecimento | Ciências Humanas e Sociais/Ciências Humanas |
Sub-área do Conhecimento | Educação |
Titulo | ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar |
Resumo | O projeto “Currículo e identidade docente: articulações com a cultura escolar a partir do olhar transdisciplinar.” se constitui como projeto guarda chuva do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Educativa, Identidade Docente e Cultura Escolar (GEPPICE). O ciclo 2020/2021 do PIBIC se debruçou sobre o estado da arte em relação ao currículo e Educação Física escolar, sendo essa pesquisa um recorte do projeto guarda chuva. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi: identificar e apresentar os trabalhos acadêmicos sobre o Currículo na escola básica, evidenciando os principais pontos de debate que os pesquisadores do campo Educação Física traçam entre os anos 2010 e 2015. Para tanto, realizamos um estudo de revisão sistemática em periódicos do campo da Educação Física brasileira, resultando numa seleção de 19 artigos. Para a construção dessa revisão, foram seguidas as fases de identificação, localização, compilação e fichamento. No processo de identificação, foram escolhidos periódicos indexados pelo qualis capes como B2, B1 e A2, na área da Educação Física, sendo eles: Revista Movimento; Revista Pensar a Prática; Revista da Educação Física; Revista Brasileira de Ciências dos Esportes e Revista Motrivivência. Concluímos que, através da proposição de conteúdos específicos, reflexões teórico/filosóficas e análise de documentos curriculares, os artigos apresentados tiveram a preocupação de legitimar a Educação Física como componente curricular na escola, sendo ela responsável pela área do conhecimento que abrange a cultura corporal de movimento.
|
Link do Video | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226331 |
Palavras-chave | Prática Educativa, Cultura Escolar, Currículo, Identidade docente |
Colaboradores |